fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

domingo, 28 de outubro de 2018

GENTE DA NOSSA TERRA: MÁRIO JORGE MONIZ VIEIRA


É natural da Lomba do Loução, onde nasceu a 19 de novembro de 1955, filho de Guilherme Vieira e de Maria do Carmo Moniz Cardoso. É casado com Maria Odília de Frias Franco.

Licenciou-se em Enfermagem, no ano de 2000, pela Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada.

Exerceu Enfermagem no Centro de Saúde de Povoação e pertenceu ao seu Conselho de Administração, de 1992 a 1999, exercendo o cargo de Vogal de Enfermagem, tendo este Conselho de Administração iniciado a preparação para a construção do novo Centro de Saúde. Atualmente está reformado.

Foi delegado sindical do Grupo de Enfermagem, no Centro de Saúde, durante vinte e cinco anos. Ainda na área de enfermagem, foi convidado a ser professor de Saúde, no então Externato Maria Isabel do Carmo Medeiros, onde lecionou entre 1982 e 1992.

No campo social, Mário Jorge Vieira esteve ligado a várias instituições do concelho de Povoação, nomeadamente ao Mira-Mar Sport Clube; à Sociedade Filarmónica União e Amizade, onde foi presidente de Assembleia-Geral e da Direção; ao coral de Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, entre os anos de 1983 a 1993 e de 2002 a 2005, tendo sido ainda membro da Comissão de Festas, durante vários anos. Hoje em dia, pertence aos órgãos sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Povoação, desempenhado o cargo de 2º secretário da mesa da Assembleia Geral.

A nível político, o nosso biografado, em 1982, foi eleito Secretário da Junta de Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, tendo mais tarde exercido o cargo de Presidente de Junta de Freguesia, durante dois mandatos, entre 1985 e 1993.

Durante o período em que foi presidente, foram resolvidos vários problemas da freguesia, tendo como obras emblemáticas a abertura da Avenida de Nossa Senhora dos Remédios e das ruas Sebastião Cabral e Mestre João da Costa, bem como a construção do campo de jogos da Lomba do Loução.

Foi vereador da Câmara Municipal de Povoação, entre 1994 e 2002, tendo a seu cargo os Pelouros da Cultura e do Desporto, e exerceu o cargo de Vice-Presidente da mesma Câmara Municipal. No âmbito das suas funções, desenvolveu diversas atividades ligadas à cultura e ao desporto, onde se destacam, a título de exemplo, o Festival da Canção Infantil da Povoação, agora com o nome de “Caravela d’Ouro”, e o impulso que deu na criação da Orquestra Ligeira da Câmara Municipal de Povoação.

Fonte: Retalhos de Memórias de José de Almeida Mello.

Povoação, domingo, 28 de outubro de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot