fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

EQUIPAS AÇORIANAS REPRESENTAM PORTUGAL NA COMPETIÇÃO INTERNACIONAL NASA SPACE APPS CHALLENGE


Duas equipas açorianas representam Portugal na competição internacional NASA Space Apps Challenge, selecionadas numa iniciativa promovida pela primeira vez nos Açores em parceria pelo Consulado dos Estados Unidos da América e o Governo dos Açores, através da Associação Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de S. Miguel.

Na competição global, em que participam as ideias das equipas ‘PMATeam’ e ‘Carbonocracy’ dos Açores, são escolhidas as melhores soluções a nível mundial para cada um dos desafios propostos pela NASA.

Uma das equipas selecionadas, na única maratona realizada no país e após um exigente processo de admissão à competição, é composta por elementos de uma empresa instalada no Nonagon, infraestrutura da rede pública que está a ser implementada pelo Governo dos Açores, em toda a Região, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e a inovação.

A maratona, conhecida por hackathon e que conduziu a estes resultados, desenvolveu-se no último fim-de-semana, após a formação das equipas em diversas áreas de formação, como informática, programação, biologia e engenharia.

A ENTAX, equipa de quatro alunos da Escola de Novas Tecnologias dos Açores, mostrou uma ‘mobile app’ – aplicação para telemóvel - para observação de Space Debris - detritos espaciais -, com a intenção de consciencializar a população para a relevância deste fenómeno.

Os ‘Carbonocracy’, trabalharam numa aplicação que pretende informar o grau de emissão de carbono de cada indivíduo, com o objetivo de sensibilizar para a redução do seu impacto na Terra. 

A PMAteam, noutra categoria, concebeu um jogo que pretende partilhar, com as crianças, conhecimento sobre o sistema solar através da montagem de puzzles reais e da utilização de uma aplicação complementar com recurso ao reconhecimento de voz e realidade aumentada, facilitando a aprendizagem.

Os projetos foram avaliados por um júri constituído pelo Cônsul dos EUA, diretora da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade dos Açores, diretor da EMA - Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço, diretor da Escola de Novas Tecnologias dos Açores e representante do OASA – Observatório Astronómico de Santana.

NASA Space Apps Challenge é uma competição internacional em que, durante um período de 48 horas, milhares de equipas, em todo o mundo, trabalham para resolver desafios propostos por cientistas e engenheiros da NASA, sobre problemas que a Humanidade enfrenta, tanto na superfície do planeta, como no espaço.

GaCS/OG

Povoação, Quarta-feira, 24 de Outubro de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot