fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

AÇORES PROMOVIDOS NO CORAÇÃO DA EUROPA ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA


O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas defendeu hoje, em Bruxelas, a importância de divulgar e projetar os Açores no coração da Europa através da sua cultura.

Rui Bettencourt, que falava no final de uma visita à exposição fotográfica ‘Terras no meio do Mar’, promovida pelo Governo dos Açores a propósito da 16.ª Semana Europeia das Regiões e dos Municípios e que também integra a programação do Ano Europeu do Património Cultural, sublinhou as componentes do património cultural material ou natural e humano das nove ilhas do arquipélago que caraterizam esta diversificada mostra, composta por duas dezenas de fotografias.

“Os Açores já não são as ilhas desconhecidas, como as classificou Raul Brandão”, afirmou o titular da pasta das Relações Externas, considerando que, apesar disso, “continua a ser importante dar a conhecer, valorizar e promover” aquela que é “a fronteira cultural mais ocidental da Europa”, parafraseando Machado Pires.

Nesse sentido, Rui Bettencourt destacou o facto de os Açores terem recorrido à fotografia para a divulgação da Região no exterior, o que, por outro lado, também permite “reconhecer e contribuir para a difusão de fotógrafos açorianos ou residentes nos Açores”, alguns dos quais obtiveram já prémios a nível nacional e internacional, “dando a conhecer, simultaneamente, o seu trabalho e a realidade das nove ilhas do arquipélago”.

A exposição, que tem curadoria do professor, pintor e escritor Tomaz Borba Vieira, conta com a participação de 10 fotógrafos - António Araújo, Carlos Mendes, Eduardo Costa, Fernando Resendes, Luis Godinho, Nuno Sá, Pedro Silva, Pepe Brix, Rui Vieira e Sérgio Ávila -  cada um com dois registos fotográficos de uma das nove ilhas do arquipélago, sobre ambas as componentes do património cultural e também sobre o Mar.

A mostra ‘Terras no meio do Mar’ pode ser visitada até 14 de outubro no Centre des Beaux-Arts - BOZAR, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00, e quinta-feira, das 10h00 às 21h00.

GaCS/SN

Povoação, quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot