fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

ORQUESTRA DE VIOLAS DA TERRA A 27 DE OUTUBRO NO NORDESTE


A Orquestra de Violas da Terra da Ilha de São Miguel fará o seu Concerto anual no Centro Municipal de Actividades Culturais de Nordeste, no Sábado, dia 27 de Outubro, pelas 18:00.

É a primeira vez que a Orquestra de Violas da Terra se apresenta em Concerto no Nordeste e é um objectivo da Associação de Juventude Viola da Terra tentar motivar para a prática do instrumento naquele Concelho onde há, actualmente, muito poucos tocadores de Viola.

O Concerto contará com a presença de cerca de 3 dezenas de tocadores, com idades dos 11 aos 70 anos, oriundos das diversas Escolas de Violas da Ilha de São Miguel, e, ainda, oriundos de grupos folclóricos ou até músicos que aprenderam a tocar sozinhos ou com familiares e amigos.

A juntar-se à Orquestra teremos Carolina Constância no Violino, Eduarda Braga na voz, Gianna de Toni no Contrabaixo e Sílvia Oliveira na Flauta. O Concerto conta com a Direcção Musical de Rafael Carvalho.

Para a realização do espectáculo musical, que implica uma logística muito grande, a Associação conta ainda com o apoio e colaboração da Câmara Municipal de Nordeste e com o apoio logístico do Conservatório Regional de Ponta Delgada.

 O evento tem ainda o apoio da Direcção Regional da Juventude e da Direcção Regional da Cultura. No entanto, o apoio anual atribuído este ano pela D. R. da Cultura para o estágio da Orquestra de Violas da Terra (única na Região), sofreu um corte de 60 por cento em relação ao ano anterior, quase comprometendo a realização do evento em 2018, que só foi possível graças à colaboração das restantes entidades.

A “Orquestra de Violas da Terra” da Ilha de São Miguel foi criada em 2011. Resultou de uma actvidade de final de ano lectivo no Conservatório Regional de Ponta Delgada, iniciada em 2009 e intitulada de “Dia da Viola da Terra” e onde se começou a juntar, pela primeira vez, tocadores de Viola das várias Escolas de Viola da Ilha de São Miguel, numa organização do Professor Rafael Carvalho.

Em 2010 o “Dia da Viola da Terra” foi à Povoação onde se apresentaram 4 Escolas de Violas. No final do evento todos os músicos subiram ao palco e, sem qualquer ensaio de grupo, tocaram 2 temas em conjunto. O resultado foi tão positivo que, no ano seguinte, surgiu então a ideia de criar uma Orquestra de Violas da Terra como forma de partilha musical entre as Escolas de Violas, valorizar a Viola, motivar para a sua execução e dar alguma formação associada ao estágio.

Desde 2011 que a Orquestra de Violas da Terra tem se apresentado, anualmente, com concertos que começaram no Auditório Luís de Camões, mas que passaram depois, pelo acréscimo do número de elementos, para o Teatro Micaelense. A Orquestra animou ainda, durante 2 anos, o Sábado das Festas do Sr. Santo Cristo dos Milagres. Participou, também, num Programa Atlântida da RTP Açores e apresentou-se em concerto, em 2017, na Igreja de São Paulo, na Ribeira Quente, por ocasião das Comemorações do Centenário da bênção daquele templo.

O evento de 27 de Outubro é de entrada livre.

Povoação, terça-feira, 16 de outubro de 2018.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot