fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

AÇORES COM 23.640 ATLETAS FEDERADOS EM 2017

Os Açores contaram com 23.640 atletas federados no ano de 2017, num universo de 45 modalidades, constituindo o segundo maior registo nos últimos 13 anos.
De acordo com os dados referentes à demografia associativa de 2017, agora divulgados pela Direção Regional do Desporto (DRD), competiram 16.403 atletas em masculinos (69,39%) e 7.237 em femininos (30,61%).

Os escalões de formação representam a larga maioria, com 76,78% dos atletas federados, perfazendo um total de 18.151.

Nos últimos sete anos, os Açores apresentam sempre um número de atletas federados superior a 23 mil.

A taxa de participação absoluta (relação entre o número de atletas federados e o número total da população) é a maior de sempre, com 9,58%, o que representa um valor altamente significativo no contexto nacional.

A taxa de participação desportiva potencial (calculada sobre a população residente, da faixa etária entre os 8 e 34 anos) foi de 24,71%, aumentando assim em relação a 2016 (24,49%) e destacando-se como a maior dos últimos 13 anos.

Por outro lado, registaram-se 1.080 treinadores em atividade federada na Região, sendo que o número total de árbitros/juízes atingiu os 1.158.

Os dirigentes federados nos Açores, em 2017, representam um número global de 1.728, o que constitui igualmente o maior registo dos últimos 13 anos.


A Direção Regional do Desporto tem disponíveis no Portal do Governo dos Açores, no endereço eletrónico http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srec-drd/textoImagem/Demografia+Federada.htm, os dados relativos à demografia associativa das épocas desportivas 2016-17 ou 2017, de acordo com o limite temporal de referência estabelecido para cada uma das modalidades.

A demografia federada corresponde à sistematização, tratamento e apreciação de um conjunto de elementos caraterizadores da situação do desenvolvimento desportivo dos Açores, no contexto do desporto federado.

São apresentados dados relativos aos praticantes desportivos, treinadores, árbitros e juízes, dirigentes e outros agentes, quer no global da Região, quer nas diferentes ilhas, tendo por referência a sua população, bem como um conjunto de textos de apreciação geral que apresentam também uma visão evolutiva da situação.

A publicação disponibiliza ainda elementos de caraterização para cada modalidade no contexto global da sua dimensão nos Açores, apresentando os elementos no respeito pela dimensão mais representativa da realidade arquipelágica, a dimensão de ilha.

A metodologia de recolha utilizada passa sistematicamente pelo fornecimento dos dados por parte das diferentes estruturas associativas regionais de cada modalidade e sua aferição pelas respetivas federações.

A DRD pretende, deste modo, contribuir para uma melhor caraterização do desporto nos Açores, possibilitando tomadas de decisão ainda mais conscientes e fundamentadas, quer por parte da administração regional, quanto aos objetivos assumidos no Programa de Governo, quer por parte dos restantes intervenientes no processo de desenvolvimento desportivo.

A área da demografia federada permite, com segurança e rigor, traçar o ponto de situação da expressão do movimento associativo desportivo em cada momento.

GaCS/DRD

Povoação, segunda-feira, 1 de Outubro de 2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot