fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

ALUNOS DA VILA PEDEM “PÃO-POR-DEUS” NOS PAÇOS DO CONCELHO (com vídeo)

As crianças da Pré e do 1º Ciclo da Escola Monsenhor João Maurício de Amaral Ferreira, da Vila da Povoação cumpriram, uma vez mais, a tradição do Pão-por- Deus, este ano, com um dia de antecedência.

A pequenada visitou, assim, as principais instituições do concelho de saquinho na mão para receber as adocicadas prendas preparadas para a ocasião.

Na Câmara da Povoação, a comitiva foi recebida pelo Vice – Presidente Pedro Melo e pelos Vereadores Rui Fravica e Alberto Bulhões, para quem cantaram os tradicionais cânticos alusivos à época.

Este ano, a criançada foi brindada com um bolinho lêvedo, uma forma simpática e tradicional de assinalar a efeméride.

O cortejo continuou, depois, alegrando as principais artérias da sede do concelho.

Recorde-se que antigamente, por esta data, todos os que podiam tinham nas suas casas uma boa panela de milho cozido e castanhas, para oferecer a quem batesse à porta.

Só mais tarde surgiram os rebuçados e as guloseimas para gáudio das crianças que, neste dia, lá iam tirando o desconsolo de todo o ano, mesmo com os rebuçados feitos em casa, com calda de açúcar e um pouco de vinagre.

Da tradição fica a recordação das “saquinhas” de chita ou de quadradinhos de fazenda que as crianças levavam e o agradecimento para quem abria a porta:

Abre a porta ao Pão-por-Deus
Dá-me qualquer esmola
Seja por alma dos seus
O que puser na sacola.

Fonte: Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot