fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 5 de março de 2026

POVOAÇÃO TRAIL ACONTECE NO DIA 15 DE MARÇO

A Povoação, o berço do povoamento da ilha de São Miguel, vai receber novamente umas das maiores e mais desafiantes provas de trilhos dos Açores, que este ano conta com 940 participantes.


A equipa HL Runners Club, em parceria com a Câmara Municipal da Povoação, realizará, no dia 15 de março, a 6ª edição do Povoação Trail, que será constituída pelas distâncias do Trail Ultra com 50 kms; do Trail com 30 kms; do Trail Sprint com 15 kms e ainda uma Caminhada com 9 kms. Este ano, a novidade vai para a prova dos 30 kms que integrará a final da Taça de Portugal de Trail ATRP referente à época 2024/2025.


O Jardim Municipal da Povoação será o ponto de partida e chegada dos participantes, onde se espera um grande ambiente de festa para os atletas, familiares e amigos.


O início do Trail Ultra estará marcado para as 8 horas e o Trail dos 30 kms para as 8h30. O Trail Sprint sairá às 10 horas e a Caminhada cinco minutos mais tarde, os dois da freguesia de Nossa Senhora dos Remédios. A entrega de prémios estará prevista para as 15 horas, no Jardim Municipal. Os prémios das provas serão distribuídos igualitariamente pelos vencedores dos sexos feminino e masculino e este ano no caso do percurso mais longo, o Ultra, serão atribuídas gratificações até ao 5º lugar: Trail Ultra, 1º lugar - 1000 euros; 2º lugar – 700 euros - 3º lugar – 600 euros – 4º lugar 200 euros e 5º lugar 100 euros.


No Trail dos 30 kms: 1º lugar - 500 euros; 2º lugar – 250 euros e 3º lugar – 150 euros. No Trail dos 15 kms: 1º lugar - 125 euros; 2º lugar – 75 euros e 3º lugar – 50 euros. Todos os prémios serão oferecidos pela Câmara Municipal da Povoação.


Será também entregue o Troféu António Amaral ao vencedor da prova Trail Ultra e Trail do escalão M50 ou superior que alcance o PC1 em tempo inferior a 40 minutos e 30 segundos. Havendo mais de um atleta a melhorar o tempo acima referido vencerá o mais rápido.


Recorde-se que ao longo do trajeto os atletas percorrerão alguns dos pontos turísticos do município da Povoação como o miradouro do Pico dos Bodes, o Pico Bartolomeu, a zona do Cú de Judas, a Alameda dos Plátanos e o Sanguinho. A prova dos 15 kms inclui o trilho dos antigos moinhos de água, de Nossa Senhora dos Remédios. O trajeto dos 30 kms contempla, entre outras passagens, uma subida ao Pico Alto e a Pista Downhill do Faial da Terra.


O percurso dos 50 kms será o mesmo do ano passado que, na altura sofreu algumas alterações, para proporcionar mais aventura e emoção os atletas que participam nestes desafios.


As provas dos 30 e 50 kms são consideradas, por vários entendidos, muito duras, competitivas e desafiantes. São provas que exigem muito dos atletas, que devem estar muito bem preparados fisicamente e psicologicamente para o momento.


Nestas provas de trilhos da Povoação estão inscritos vários atletas regionais, nacionais e internacionais, alguns com grande currículo. Hugo Águas, Melhor Speaker Nacional, voltará a apresentar o grande evento, que contará novamente com o fotógrafo, Matias Novo e outros fotógrafos amantes destas provas desportivas.


E.M./Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot