fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 27 de maio de 2014

CARRO SOLAR É PROJETO DE FÍSICA CONCEBIDO POR ALUNOS DO 12º ANO DA ESCOLA B. S. DA POVOAÇÃO

Como é de conhecimento geral, o nosso planeta, neste momento, devido a uma evolução industrial cada vez maior atravessa uma fase de extinção de recursos naturais, como por exemplo o petróleo e um aumento de poluição a um nível cada vez mais alarmante.

Cada vez mais, as grandes companhias apostam em programas de energias renováveis que têm como objetivo contribuir para a diminuição da poluição, principalmente atmosférica e decrescimento da utilização de produtos não renováveis.

Nesse sentido, é imperioso que as escolas tenham um papel cada vez mais interventivo, na chamada de atenção para esta problemática, realizando ações que chamem a atenção para o papel fundamental na aposta nas energias renováveis.

Logo, o professor Luís Miguel Gonçalves Valbom e seus alunos pensaram que seria interessante elaborar um projeto que envolvesse as energias renováveis, uma vez que a Escola Básica e Secundária da Povoação está inserida no projeto Eco Escola. Visto possuírem esse mérito, acharam importante e necessário que fossem realizados projetos de modo a que mostrassem à comunidade que realmente são uma escola verde e que procuram opções nas energias alternativas.

Assim, no âmbito da disciplina de Física, os alunos do 12º ano propuseram-se a construir de raiz um carro movido a energia solar, com materiais reciclados, no seu projeto de final de ano letivo e apresentá-lo perante a comunidade escolar.

Um projeto destes deve ser valorizado e divulgado para demonstrar que na Região dos Açores também se fazem projetos educativos de qualidade e se apela ao empreendorismo dos alunos e professores.

Claro que, este projeto nunca seria possível de concretizar se não tivessem tido o apoio de várias empresas, tais como EDA Renováveis, Decathlon, MaxMat, MCB Alumínios e a própria escola. Infelizmente não contaram com o apoio de nenhuma instituição oficial, como a Câmara Municipal da Povoação, SATA ou mesmo, e se calhar a mais importante, Secretaria Regional de Educação dos Açores.

De salientar que, caso a construção deste carro seja um sucesso, e caso a Escola Básica e Secundária da Povoação reunir os apoios necessários, terão a hipótese de participar numa corrida de carros solares escolares, a realizar no Continente, ainda sem data marcada, mas que será sem dúvida uma excelente oportunidade de mostrarem o que de bom faz na região.

De frisar, também, que este projeto impulsionará a imagem da escola EBS Povoação, bem como do nosso concelho e da nossa Região.

Claro que para esse objetivo ser cumprido é necessário ter os apoios necessários para fazer face às despesas de transporte do carro e dos alunos e professores, o que neste momento se revela bem difícil.

Está marcada para o dia 5 de junho a apresentação e divulgação oficial deste projeto na Escola Básica e Secundária da Povoação.

Esperam os alunos e formador contar com a presença nesta apresentação de possíveis patrocinadores.


1 comentário:

  1. Muitos parabéns a todos os envolvidos e o muito obrigado a todos os que apoiaram este projecto, porque deram um contributo decisivo para a sua consecução, mas um agradecimento igualmente sincero a todos os que se negaram a apoiá-lo: ajudaram a marcar a diferença em relação à mediocridade e à falta de visão ou de inteligência.

    ResponderEliminar

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot