fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de maio de 2014

FURNAS É PALCO DO II FESTIVAL DE VIMES

É já nos dias 10 e 11 de maio que decorrerá, na margem Sul da Lagoa das Furnas, junto ao Centro de Monitorização e Investigação, o II Festival de Vimes.

O evento, que conta com o apoio da Câmara Municipal da Povoação, é organizado pelo Parque Natural de São Miguel, em parceria com o Centro Regional de Apoio ao Artesanato, e acontecerá entre as 10 e as 17 horas, nas imediações do Centro de Monitorização e Investigação das Furnas.

Duas artesãs inglesas, do Basketmakers Association, e vários artesãos regionais que trabalham com vime, junco, espadana e palha, fibras naturais disponíveis na natureza açoriana, estarão presentes neste evento, que visa promover a inovação e a troca de técnicas e de produtos finais com os artesãos locais e o público.

A semana que antecede o Festival, tal como aconteceu no ano passado, será destinada à execução de peças em vime ao ar livre, numa perspetiva de conceber novos usos para esta matéria-prima e assinalar a paisagem envolvente com pontos de interesse (LandArte).

O fim de semana será reservado à descoberta da arte de cestaria e a um conjunto de workshops, com recurso a fibras naturais, bem como diversas mostras de artesanato local.

Recorde-se que os vimes foram reintroduzidos na paisagem para o controlo da erosão, através do projeto de Recuperação Ecológica e Paisagística da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas (Furnas LandLab), sendo promovido nas zonas encharcadas, enquanto o trigo e o centeio estão a ser cultivados para produzir palha e a espadana faz parte de uma coleção de culturas antigas.

Este exemplo de sustentabilidade ecológica, económica e social é uma mais-valia no âmbito de implementação do Plano de Ordenamento da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas, que aponta não só para a promoção dos valores locais, mas também para a diversificação e consolidação da base económica local.

Esta iniciativa, que integra o Programa Parque Aberto e assume também um papel de dinamização e promoção do Parque Natural de São Miguel, tem o apoio da SATA, da Câmara Municipal da Povoação e da Junta de Freguesia de Água Retorta.

Informação disponibilizada pelo Parque Natural de São Miguel.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot