fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de página

terça-feira, 6 de maio de 2014

FÁBRICA DE CHÁ DO PORTO FORMOSO RECRIOU COLHEITA TRADICIONAL (com vídeo)

No passado sábado, 3 de maio, das 10:00 às 18:00 horas, teve lugar na Fábrica de Chá Porto Formoso a XIV edição do “Início de Colheita de Chá”, uma atividade de animação turística e cultural, única na região e no país, onde foi recriada toda a vivência da cultura do Chá na ilha de São Miguel, Açores.

Marcaram presença nesta bonita recriação mais de uma centena de figurantes, que prepararam este dia com muito entusiasmo seguindo usos e costumes, com mais de um século de existência. Esta atividade envolveu pessoas das mais diversas áreas profissionais, incluindo sobretudo jovens, crianças e antigas apanhadeiras do Porto Formoso.

As mulheres vestiram-se de acordo com o traje estilizado por Luísa Ataíde da Costa Gomes, em 1955 e enriquecido com testemunhos orais de antigas apanhadeiras da freguesia da cidade da Ribeira Grande. Esta era uma forma de vestir simples e original que reporta à primeira metade do século XX.

Na atualidade a colheita do chá é feita de forma mecânica, mas ao longo do dia de sábado passado, as apanhadeiras colheram manualmente as folhas novas da planta do chá, de forma dedicada e entoando cantigas tradicionais.

Para reavivar a memória do fabrico caseiro de chá, outrora comum a muitas famílias micaelenses, as folhas posteriormente são enroladas em tabuleiros de madeira finalmente secas em forno de lenha tradicional.

A fábrica de Chá Porto Formoso pretendeu com esta excelente iniciativa, para além da colheita tradicional, divulgar aos visitantes locais e turistas, os costumes e as vivências que ainda estão nas memórias das gentes que viveram a época e que o Chá tinha grande importância social, na zona norte da ilha de São Miguel, Açores.

Um Olhar Povoacense marcou presença neste magnífico evento cultural e realizou o reporte fotográfico/vídeo do mesmo, para partilhar com os seus seguidores. 

Esperamos que goste.

Veja os vídeos:     






























































































































Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot