Bernardo
Sousa ganhou uma prova que lhe tinha começado bastante mal na qualifying Stage
e em que chegou a estar a cerca de 40s da liderança. O madeirense teve o grande
mérito de nunca deitar a toalha ao chão e sobreviver ao grande número de
acontecimentos que marcaram esta edição do SATA Rallye Açores. A luta com Kevin
Abbring foi presenciada por todo o mundo dos ralis em direto no Eurosport com a
Tronqueira a assumir o habitual papel de grande decisor da prova ao longo dos
anos. Abbring falhou por 2 vezes nos últimos 2 kms da primeira passagem, tendo
até sorte em continuar, sobretudo depois do toque de traseira na saída da
ribeira no fim do troço. Na segunda passagem o holandês e o português deram
tudo o que havia para dar, fizeram jogo muito idêntico e Bernardo que já estava
na 1ª posição ganhou o troço por 1,1s e o rali por 6,2s.
Jean-Michel
Raoux foi um 3º classificado surpresa depois de nos Graminhais o russo Valery
Gryazin ter tido uma saída que não terminou com a sua prova mas que o fez
perder quase 22 minutos e o lugar no pódio.
Robert
Consani chegou à 4ª posição no último troço, fazendo uma recuperação acentuada
depois de ter tido muitos problemas ao longo do rali. Muitos problemas teve
também Luís Miguel Rego que no entanto conseguiu concretizar um fabuloso 5º
lugar da geral e o triunfo na produção do ERC depois da vitória na prova do
campeonato dos Açores e do pódio na prova do campeonato de Portugal.
Ricardo
Teodósio foi 6º e teve ontem um dia muito bom a recuperar de problemas dos dias
anteriores. O Algarvio ficou a 3,7s de Luís Miguel Rego mas conseguiu passar
Rúben Rodrigues que também teve um dia de domingo muito difícil com problemas
de pressão de turbo e de caixa de velocidades mas que fica com a satisfação de
um muito bom 7º lugar à geral.
Antonin
Tlustak antecedeu na geral mais um açoriano, Pedro Vale que até começou mal ao
não se entender com os pneus de que dispunha mas que depois do patrocinador
McDonalds lhe ter proporcionado pneus novos de outra marca passou a assinar
registos dignos de um piloto da sua craveira e terminou dentro do top 10.
A
encerrar o top 10 ficou o primeiro dos júniores, Stéphane Lefebvre. Se ninguém
gosta de abrir a estrada num rali de terra, neste caso, esse facto apenas
contribui para amplificar ainda mais e de forma bem mediática os dotes de
condução deste piloto francês e, em geral, dos jovens lobos que fazem parte
desta nova categoria do ERC. Costenaro foi 11º à frente de Henrique Moniz que
já tinha vencido as 2 rodas regionais e que agora terminou o rali como o 2º da
categoria depois de percorridos todos os troços do rali, apenas sendo batido pelo
piloto oficial da Peugeot Academy, Stéphane Lefebvre.
Destaque
também para João Faria e Carlos Medeiros que têm a vitória que é sempre chegar
ao fim de uma prova tão difícil como o SATA.
Em
Rali 2 regressaram Ricardo Moura e Kajetan Kajetanowicz, os afetados pela pedra
do troço Batalha Golfe. Ricardo Moura ganhou as primeiras passagens pelos
Graminhais e Tronqueira numa fase em que os primeiros lutavam abertamente pela
primeira posição. Depois fez alterações no carro para tentar perceber cada vez
mais o comportamento do Fiesta R5 e reduziu o andamento até porque as ilações
de que precisava estavam tiradas. Na verdade, Moura tinha carro e andamento
para discutir o triunfo. Fica tudo em aberto para a edição 50 do SATA Rallye
Açores.
Resumo final da
totalidade da prova do Sata Rally Açores 2014, Resumo do canal televisivo
Eurosport com comentários em Português por Report Rally.
Sata Rallye Açores 2014 atrai milhares ao Concelho da
Povoação
A City
Show decorreu mais uma vez na marginal de Ponta Delgada
City Show SATA
Rallye Açores 2014
FIA
ERC - SATA Rallye Açores 2014 - 2 carros afetados pela pedra do troço Batalha
Golfe
FIA ERC SATA RALLYE
AZORES 2014 Official Teaser video
Sem comentários:
Enviar um comentário