À
entrada da Vila da Povoação encontra-se uma obra de arte, a Ponte a que
chamamos de “Ferro” construída em arco e em pedra, a uma altura bastante
considerável.
Naquele
tempo os pedreiros utilizavam sobretudo os picões e os escolpes para moldar a
pedra, pois esta tinha de ficar perfeita para encaixar no puzzle.
Estamos
em crer que esta ponte tenha sido construída com pedra mesmo de cá da Povoação,
até porque na altura pedreiras era coisa que abundava por cá.
Aqui
vos deixamos com um pouco de história sobre as pontes em arco:
Antiguidade
Provavelmente,
a mais antiga ponte em arco é a Ponte de Arcádico, na Grécia, que remonta ao
período micênico. Embora a construção de arcos já fosse conhecida pelos gregos
e etruscos, os romanos foram os primeiros a utilizá-los na construção de
pontes. Os romanos construíram mais de 330 pontes em arco e 54 aquedutos.
As
pontes romanas eram, em geral, simicirculares o que permitiu o amplo
abastecimento de água nas grandes cidades e evitou que os aquedutos fossem
destruídos durante as fortes inundações.
Os
romanos desenvolveram vários tipos de pontes em arcos desde as mais
tradicionais, com pilares somente nas extremidades até as mais complexas com
inúmeros arcos como, por exemplo, a Ponte do Gard na França.
Era Medieval
Na
Europa medieval as pontes romanas foram aprimoradas utilizando estruturas com
menos pilares. Os arcos góticos também foram acrescentados reduzindo o uso de
arcos e pilares sob as estruturas.
No
século XIV as pontes em arco alcançaram novos padrões de engenharia com vãos
livres de 40 metros (um recorde para a época) e se popularizaram por toda a
Europa, principalmente na Itália.
Hoje
Recentemente,
pedra e tijolos continuaram a ser usados na construção de pontes em arco junto
com materiais mais modernos como ferro fundido, aço e betão.
Veja
o vídeo:
A ponte em arco
Uma
ponte em arco é uma estrutura semicircular com suportes em cada uma das
extremidades. O design do arco, o semicírculo, desvia naturalmente o peso da
ponte para os suportes.
Compressão
Pontes
em arco vivem sujeitas à força de compressão. Essa força é empurrada para fora
pela curva do arco em direção às pilastras.
Tração
A
tração em um arco não é importante e pode ser descartada. A curva natural do
arco e sua capacidade de dissipar a força para fora reduzem em muito os efeitos
de tração sobre a parte de baixo do arco. Quanto maior for o grau de curvatura
(quanto maior o semicírculo do arco), no entanto, maiores serão os efeitos da
tração na parte de baixo.
Como
acabamos de mencionar, o formato do arco por si só é tudo o que é necessário
para dissipar, de maneira eficaz, o peso do centro em direção às pilastras.
Assim como a ponte em viga, porém, os limites de tamanho eventualmente
ultrapassarão a capacidade natural do arco.
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