fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de maio de 2014

DESCENDENTE POVOACENSE NOMEADO RESPONSÁVEL PELA POLÍTICA DE TRANSPORTES NA E.U.

João Luis Pavão de Aguiar Machado é casado com Manuela Rosa Pacheco de Medeiros, filha dos falecidos povoacenses Prof.ª Ivete e Henrique Pacheco. Algumas informações que recolhemos dão-nos a entender que também ele seja descendente da Povoação.

A Comissão Europeia nomeou esta terça-feira, 25 de fevereiro, João Luis Pavão de Aguiar Machado para director-geral dos Transportes, ficando assim um português à frente de uma das 38 direções gerais da Comissão Europeia.

João Aguiar Machado, de 55 anos, e funcionário da Comissão Europeia desde 1986, será um dos 38 directores-gerais da Comissão Europeia, que conta com mais de 35 mil funcionários, e passará a liderar a direcção geral responsável pela formulação da política de transportes da União Europeia. A direcção geral dos transportes é ainda responsável pelas agências europeias de segurança marítima, segurança aéronautica e de transportes ferroviários.

Segundo uma nota divulgada em Bruxelas pela Comissão esta terça-feira, Aguiar Machado tem uma vasta experiência em diversos sectores das políticas comunitárias, tendo vindo a assumir importantes responsabilidades de gestão.

Esta nomeação terá um dedo do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, que está a procurar reforçar a posição de Portugal na Comissão Europeia. Durão Barroso estará mesmo a tentar construir uma rede de influência portuguesa na comissão para salvaguardar o interesse de Portugal.

A nomeação de João Aguiar para a direcção geral de Transportes é de extrema importância para os Açores na medida em que os custos dos transportes é um dos principais handicaps da Região e tem-se vindo a defender que a União Europeia deve apoiar linhas marítimas de ligação do arquipélago às restantes regiões ultraperiféricas e entre estas e o continente europeu.

A eurodeputada do PSD/Açores, Maria do Céu Patrão Neves, fez mesmo uma proposta ao Comissário de Desenvolvimento Regional no sentido da necessidade que existe de uma ligação marítima entre as regiões ultraperiféricas (sobretudo entre os Açores, Madeira e Canárias, não excluindo as outras) e entre estes arquipélagos e o continente europeu no que poderia chamar-se posei transportes ou ter outra designação. O comissário terá respondido a Patrão Neves que percebia a pertinência de uma iniciativa como esta, deixando a promessa de que, se lhe fosse entregue um projecto com o impacto social e económico para além dos custos para o montar e prazo da sua auto sustentabilidade, que a Comissão Europeia poderia considerar esta possibilidade. 

Maria do Céu Patrão Neves sublinha, a propósito, que cada vez mais na Comissão Europeia, para além da influência política, é necessária uma fundamentação objectiva das pretensões das Regiões. 

A deputada europeia do PSD/Açores relevou, a propósito, que, no Orçamento 2014-2020 da União Europeia há uma possibilidade aberta para apoio a linhas de transportes entre as regiões ultraperiféricas. Aliás, há dois meses foi aprovado um documento onde se admite que pode ser criada uma linha de transportes marítimos entre as regiões ultraperiféricas, ao abrigo das discriminações que são feitas.

“Tenho tentado pôr esta pretensão dos Açores em tudo o que é documento”, sublinhou, a propósito, Patrão Neves.

Referia-se que João Aguiar Machado entrou para a Comissão Europeia em 1986 para a Direcção Geral de Relações Externas. Em 1989 foi destacado 6 anos para a Embaixada da União Europeia no Japão, e em 1994 foi colocado como Conselheiro na Embaixada da UE junto à Organização Mundial do Comércio em Genebra.

Regressou a Bruxelas em 1998 onde foi nomeado chefe de unidade responsável pela OMC e em 2004 foi nomeado Director para as negociações comerciais na Direcção Geral do Comércio da Comissão. Em 2007 assumiu o cargo de Director-Geral adjunto para a América Latina e Ásia na direcção-geral de Relações Externas da Comissão e em 2009 reintegrou a Direcção-Geral do Comércio como Director-Geral adjunto responsável pelas negociações comerciais com a América do Norte e do Sul, Ásia e África, funções que assumiu até agora.

João Aguiar Machado é natural de S. Miguel, casado com Manuela Rosa Pacheco de Medeiros e tem dois filhos, João e Inês.

Fonte: Correio dos Açores, 26 fevereiro de 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot