fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de página

terça-feira, 27 de maio de 2014

PROGRAMA DO AZORES FRINGE LANÇADO AO PÚBLICO

+200 artistas +150 eventos +30 países participantes em 6 ilhas
Azores Fringe Festival 2014

O evento oficial de lançamento do programa da segunda edição do Azores Fringe aconteceu na Câmara Municipal da Madalena na ilha do Pico. Uma performance dizendo adeus à cor temática da primeira edição, e dando as boas vindas às muitas cores do arco-íris, foi a primeira imagem que os presentes testemunharam. Performers acompanhados por sons de bombo e violino banharam-se em cores. Ao entrarem no salão nobre da Câmara Municipal da Madalena, uma instalação de vídeo escondia o programa oficial que muitos desejavam ter nas suas mãos. E assim foi o primeiro cheirinho do Fringe 2014.

Terry Costa, o diretor-artístico da MiratecArts, associação organizadora do festival, que é a maior mostra de arte e artistas dos Açores para o mundo, deu as boas vindas apresentando assim esta peça de arte que é o programa do Azores Fringe 2014. O Diretor Regional do Turismo, João Bettencourt, estava presente para congratular o Fringe como "um dos eventos exemplares para a promoção dos Açores no mundo". Marco Costa, o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Madalena, fez as honras como anfitrião do epicentro do festival e vincou que o apoio da Câmara sempre estará com o Fringe, "não só por ser um veículo de promoção do conselho mas também dar oportunidades de participação aos munícipes em projetos de coragem ímpar".

Azores Fringe Festival vai acontecer de 1 a 30 de junho 2014 e vai estar presente em 6 ilhas do arquipélago. O programa de 2014 inclui trabalhos artísticos de mais de 200 participantes de 30 países. A ilha do Pico recebe, literalmente, o maior número de artistas que vem do Canadá, EUA, Brasil, Uruguai, Galiza, França, Alemanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Romania, Uganda, Portugal incluindo várias regiões do Continente, Madeira e participação de todas as ilhas dos Açores.
A Exposição Coletiva de artes plásticas tem participação de mais de 50 artistas e inclui um destaque na Argentina.
Mais de 50 filmes no SHORTS@FRINGE, uma nova secção adicionada este ano no festival de artes. Filmes vem dos quatro cantos do mundo incluindo Austrália, Moçambique, India, Malásia, Japão, Israel, Líbano; um programa especial da Alemanha; vários países da Europa incluindo Espanha, Grécia, Dinamarca, Republica Checa, Itália, Polónia, Hungria, Irlanda, Turquia, Islândia.

Mais de 150 eventos alistados no programa de 52 páginas coloridas inclui lançamentos de livros, palestras de temáticas da cultura artística, exposições de várias formas de arte, pinturas de murais na rua, workshops de artesanato a performance, espetáculos de dança, teatro e música, um secção de filmes curtas, Djs, um palco aberto onde o público faz o que deseja até 5 minutos, instalações e performances na paisagem da vinha (que celebra 10 anos de Património Mundial), uma digressão animada da vila baleeira, uma expedição fotográfica ao centro da ilha, um encontro de jovens criativos para encerrar o programa no último fim-de-semana de Junho, e um dia dedicado às crianças no Jardim dos Maroiços para abrir o festival a 1 de Junho - a vila da Madalena do Pico é o epicentro, a Meca do Fringe, e anfitriã de trabalho de mais 200 artistas no mês de Junho 2014.

Mas o Fringe não fica por aqui. Um fim de semana na ilha das Flores inaugura o Valzinho, um local para arte e artistas, eventos de educação e incentivação para futuras parcerias acontece nas ilhas da Terceira, Graciosa e a Vila do Porto em Santa Maria acolhe dois dias de programação. Em São Miguel, parcerias com P.E.N.A. (Plataforma de Escrita Nova Açoriana) nos levam às 3 cidades da ilha verde e a programação do Ateneu Criativo e da Travessa dos Artistas também vai ao Fringe.

"É uma evolução, é uma explosão artística dos Açores para o Mundo. Vamos ao Fringe... let´s Fringe!" assim Terry Costa encerrou o evento.

Visite www.azoresfringe.com e acompanhe o Azores Fringe Festival no facebook para mais detalhes e muitas surpresas durante Junho, o mês do maior festival de artes nos Açores.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot