fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

FIM DE SEMANA DA BIODIVERSIDADE PROMOVE NATUREZA E TURISMO NAS TERRAS DO PRIOLO

Passeios Pedestres e de Bicicleta, Geocaching, Jogos Tradicionais, Malabarismo, Demonstração de Falcoaria e Mini-golfe rústico são algumas das atividades que se vão realizar no fim de semana de 4 e 5 de outubro nas Terras do Priolo (Nordeste e Povoação). Este evento celebra este ano o Dia Mundial do Turismo e está aberto a toda a população oferecendo um programa alargado de atividades em estreito contacto com a Natureza.

O Fim de Semana da Biodiversidade inicia-se já no próximo dia 27 de setembro e terá o seu ponto mais alto a 4 e 5 de outubro, com atividades a decorrer na Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro (Pedreira), Reserva Florestal de Recreio da Vila do Nordeste e pelas áreas protegidas do Parque Natural de Ilha de São Miguel nos concelhos do Nordeste e Povoação.

Este evento, promovido no âmbito do projeto Life+ Terras do Priolo, irá contar com um vasto conjunto de atividades lúdicas e sustentáveis que vão permitir a descoberta e o contacto com a Natureza, sendo aberto a toda a população. Passeios pedestres ou de bicicleta, descoberta da flora e fauna, jogos tradicionais, exposições, são algumas das muitas atividades que vão decorrer ao longo destes dois dias.

O Fim de Semana da Biodiversidade, organização conjunta da SPEA, Direção Regional dos Recursos Florestais, Câmara Municipal de Nordeste e Parque Natural de Ilha de São Miguel, comemora este ano o Dia Mundial do Turismo dedicado ao tema “O turismo e o desenvolvimento comunitário”. Este evento que se iniciou em 2010 conta ainda com o apoio do Observatório Microbiano dos Açores, Casermel, Casa dos Moinhos Artesanato, Clube de Orientação de São Miguel, João e Sandra Calado e a radio Canal FM.

No dia 27 (Dia Mundial do Turismo) irá realizar-se um passeio pedestre interpretativo dos Graminhais ao Pico da Vara. Nesse dia será inaugurada a exposição dedicada à Carta Europeia de Turismo Sustentável das Terras do Priolo, que ficará presente na Reserva Florestal dos Viveiros do Nordeste (Vila do Nordeste) até dia 5 de outubro.

No sábado, dia 4, as atividades programadas incluem observação de aves e flora, uma ação de voluntariado e voleibol. No domingo, dia 5, serão realizados passeios pedestres e de bicicleta, uma demonstração de falcoaria, observação de flora, um atelier de registos do Nº Senhor Santo Cristo, entre outras atividades.

Para além destas atividades, durante o fim de semana estarão a decorrer diversas atividades na Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro e na Reserva Florestal do Viveiro do Nordeste, tais como visitas guiadas ao Centro Ambiental do Priolo e ao Centro de Divulgação Florestal, jogos tradicionais, Mini-golfe rústico, entre outras.

Ao longo deste fim de semana irá ser também promovida uma maratona fotográfica pelas Terras do Priolo, onde o talento para a fotografia se irá aliar à descoberta deste território, repleto de locais de encanto.

Este evento pretende demonstrar a diversidade de atividades de lazer possíveis de realizar num espaço natural e que possibilitam uma utilização sustentada da natureza. Várias destas atividades têm inclusivamente um elevado potencial a nível do Ecoturismo, podendo ser um complemento da oferta turística existente. A título de exemplo, mais de 40% dos visitantes do Centro Ambiental do Priolo são turistas externos à ilha de São Miguel.

A Carta Europeia de Turismo Sustentável das Terras do Priolo, em aplicação no território desde 2011, pretende contribuir para valorizar este potencial através duma estratégia de desenvolvimento sustentável do turismo que já se concretizou em ações desenvolvidas no território. Por exemplo, a criação da Marca Priolo, que até a data conta com mais de 30 empresas aderentes que contribuem ativamente para a conservação das áreas protegidas e para a sustentabilidade do turismo; a criação dum guia turístico do território, a edição mensal duma agenda de atividades, a promoção de diversas atividades culturais, desportivas e educativas ou a realização de reuniões participativas nas freguesias para promover os seus valores patrimoniais e culturais. E muitas outras irão ser desenvolvidas até 2016, ano em que será renovada a estratégia.

Algumas das atividades exigem inscrição prévia com vagas limitadas.

Para mais informações em http://centropriolo.spea.pt.

Participe neste fim de semana repleto de atividades na Natureza!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot