fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 6 de setembro de 2014

CHEGADA DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA MÃE DE DEUS À VILA DA POVOAÇÃO

Quatro anos após a primeira festa e procissão do Corpo de Deus, chegava à Vila da Povoação, em Abril de 1909, a formosa imagem de Nossa Senhora Mãe de Deus, encomendada, pelo Padre Ernesto, ao escultor Joaquim Esteves de Carvalho, do Porto, pela importância de 700$000 reis.

Houve, ao tempo, grande dificuldade na obtenção de tão avultada quantia, pelo que as senhoras da melhor sociedade daquele tempo, entre as quais se contavam: D. Maria José Soares Gamboa; D. Delfina da Luz; D. Elvira Dutra Botelho; D. Evangelina Aura de Medeiros e D. Rosa da Luz Pacheco e outras, organizaram, então, vários bazares no que se conseguiram, conjuntamente com o produto de esmolas para o mesmo fim, angariar a importância de 500$000 reis, tendo João Moniz Pereira ofertando os 200$000 reis que faltavam para o seu integral pagamento.

Uma nova festa com imponente procissão vai, agora, preparar o Padre Ernesto Raposo.

A bênção da imagem da Virgem Mãe de Deus, vai ser feita na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, da Praça Velha, às 11 horas da manhã, com toda a solenidade e esplendor.

Para tanto, o Padre Ernesto faz convites ás autoridades para dar ao ato religioso todo o brilhante possível.

Assim no dia 21 de Abril daquele ano de 1909, dirige a ilustre Câmara Municipal, o seguinte convite: Pretendendo no dia 25 do corrente pelas 11 horas da manhã benzer solenemente a nova imagem de Nª Sr.ª Mãe de Deus, que se acha na Igreja da Praça Velha e desejando dar àquele ato o máximo esplendor, venho rogar a V.ª Ex.ª e a vereação, a que muito dignamente preside, não só a sua assistência àquele ato como o incorporar-se na procissão, que terá lugar logo depois da bênção, da referida Igreja para a Matriz onde haverá festa solene. Que o exemplo da ilustre Câmara d´esta Vila, manifestando os seus sentimentos de devoção para com aquela, que a piedade d’este povo constituíra na sua padroeira seja para todos nós um penhor de felicidade e ateste mais uma vez a religiosidade d´aqueles que V.ª Ex.ª tão dignamente representam.

Deus guarde a V.ª Ex.ª. Povoação, 21 de Abril de 1909.

Fonte: Livro o Padre Ernesto Jacinto Raposo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot