fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

CÂMARA DA POVOAÇÃO CONSCIENCIALIZA BANHISTAS PARA A POLUIÇÃO MARINHA

Tendo como missão executar as atividades programadas ao abrigo do compromisso assumido com o hasteamento da Bandeira Azul na Praia do Fogo, da Ribeira Quente, a Câmara Municipal da Povoação, em parceria com a Junta de Freguesia daquela localidade, levou, hoje, aos banhistas um esclarecimento, em forma de panfleto, sobre a “Poluição Marinha”.

Foram, assim, distribuídos pelo areal e junto aos acessos da Praia Panfletos, alertando para os efeitos nocivos que o lixo provoca no oceano, nos seres vivos que nele habitam e, por inerência, na nossa cadeia alimentar.

Recorde-se que a poluição marinha ocorre quando existe derrame no mar de produtos químicos, resíduos resultantes da atividade agrícola, comercial, industrial e residencial que trazem efeitos negativos para o ecossistema.

Os produtos químicos potencialmente tóxicos podem aderir a pequenas partículas, facilmente ingeridas por plâncton e pequenos animais, que se alimentam por filtração. Assim, as toxinas entram na cadeia alimentar dos oceanos e na nossa por via da alimentação.

É ainda de salientar que as medidas de prevenção da poluição marinha tiveram início em Portugal no século XIX. Mas foi só com o Decreto-Lei nº90/71, de 22 de Março, que se passou a proibir, nos espaços sob jurisdição da autoridade marítima, o despejo direto ou indireto de todo e qualquer produto suscetível de causar poluição; este diploma estabeleceu ainda o respetivo regime sancionatório e atribuiu competências aos capitães de porto para aplicar coimas.

Manter o oceano limpo é, por isso, um dever da Humanidade e foi esta consciência que a Câmara Municipal da Povoação quis relembrar ao realizar mais esta iniciativa contemplada no programa das atividades da Bandeira Azul.

Fonte/Foto: Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação



Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot