fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

OBRAS DA ORLA DO FAIAL DA TERRA DECORREM A BOM RITMO

Obra de Defesa da Orla Marítima do Faial da Terra está a decorrer a bom ritmo, onde já é possível ver alguma transformação da beira-mar, sem, no entanto, agredir a beleza que a paisagem deste local confere.

Estão já praticamente concluídos os 450 metros de enrocamento ordenado ao longo de toda a orla marítima; assim como estão igualmente em fase final, os mesmos 450 metros de construção de passeios e dos muros de suporte.

Em andamento estão as obras da ciclovia, do arruamento, do estacionamento; da construção dos dois solários: um junto à foz da ribeira e outro junto ao Porto das Baleias e da construção do pontão com cais para atracagem de embarcações, junto ao Porto das baleias. No entanto, a construção deste cais terá a preocupação de preservar toda a zona que assinala a atividade baleeira no Faial da Terra.

A obra, que foi orçamentada em um milhão de euros, será totalmente suportada com 85% dos fundos comunitários e com 15% do Governo Regional, não havendo qualquer “injeção direta dos cofres” da autarquia povoacense.

O Presidente da Câmara da Povoação, Carlos Ávila referiu que este investimento era uma aspiração sua já com muitos anos que agora está a ver concretizar-se, afirmando ainda que a obra vem impulsionar o desenvolvimento integrado de todo o Concelho, ao contribuir para a modernização do Faial da Terra. Com esta obra, todas as orlas marítimas do Concelho da Povoação ficarão arranjadas, permitindo o seu aproveitamento económico.

Recorde-se que o contrato de empreitada para a Obra da Orla Marítima do Faial da Terra já havia sido assinalado, em agosto do ano passado, com a empresa Marques Lda.. Em março deste ano foi dada aprovação do Tribunal de Contas para o investimento avançar.

A Orla Marítima da freguesia “Presépio da Ilha” era a única, da zona costeira povoacense, que ainda não tinha sofrido qualquer tipo de intervenção de proteção, razão pela qual o executivo camarário entendeu contemplá-la no Plano e Orçamento deste ano e encará-la como uma opção estratégica de desenvolvimento integrado para o Concelho da Povoação.

Carlos Ávila pretende ainda, numa fase posterior, avançar, com o apoio do Governo Regional, com a obra de preservação do Porto das Baleias do Faial da Terra que é um marco histórico da atividade baleeira na costa sul da ilha de São Miguel.

O autarca acredita que esta obra da preservação da identidade baleeira no Concelho da Povoação será um verdadeiro centro de interesse turístico e, por isso, económico e social da freguesia do Faial da Terra, pois ele permitirá a criação de grandes oportunidades de emprego, especialmente para os jovens.

Fonte/Fotos: Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot