fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 25 de junho de 2013

ANEURISMA DA AORTA ABDOMINAL: A PREVENÇÃO É POSSÍVEL

O Aneurisma da Aorta Abdominal (AAA) é uma das principais causas de morte nas sociedades ocidentais. Uma doença grave, silenciosa e uma das causas de morte súbita

A aorta é a maior e mais larga artéria do organismo, que transporta sangue do coração em direção ao resto do corpo. A aorta abdominal é o segmento da aorta situada no abdómen, Começando imediatamente abaixo das artérias renais e prolongando-se até ao ponto em que a aorta se divide nos ramos que irrigam os membros inferiores.

O Aneurisma da Aorta Abdominal (AAA) é uma dilatação localizada e permanente da aorta, superior a 50% do diâmetro normal, e é o mais frequente dos aneurismas arteriais, sendo uma das principais causas de morte súbita. Estima-se que, na Europa, entre seis e oito por cento da população masculina com mais de 65 anos sejam portadores de um AAA.

A maior parte das pessoas não tem quaisquer sintomas que possam indicar a existência de um AAA, por isso, a prevenção é fundamental.

A prevenção do AAA passa pela sensibilização da população e pela promoção de um estilo de vida saudável. A população masculina e com idade superior a 65 anos é o grupo que corre mais riscos de desenvolver a doença. O ser do sexo masculino, o tabaco, o colesterol elevado, a aterosclerose e a hipertensão são os principais fatores de risco, uma fez que levam ao enfraquecimento das paredes da aorta e consequentemente à dilatação da artéria, podendo originar assim o aneurisma. O histórico familiar de AAA é outro fator que exige atenção.

Um homem que apresente um ou mais fatores de risco para desenvolver um AAA deve consultar o médico.

O despiste destes aneurismas é feito através de uma ecografia abdominal com visualização da aorta, um exame de diagnóstico simples, não-invasivo e acessível em todos os pontos do país.

Para mais informações, consulte o website da campanha disponível em www.aortaevida.com
João Albuquerque e Castro,
Coordenador nacional da Campanha Aorta é Vida!

Fotos: Google imagens   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot