fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 24 de junho de 2013

XIII JAMBOREE AÇORIANO 2013 EM S. JORGE - VEJA O VÍDEO

CORPO NACIONAL DE ESCUTAS

ESCUTISMO CATÓLICO PORTUGUÊS
JUNTA REGIONAL DOS AÇORES
“… Era uma vez um menino que vivia num pequeno planeta, tratando de três vulcões e da sua rosa. Um dia resolveu partir para conhecer o universo e fazer amigos… e assim percebeu que só se vê com o coração. O essencial é invisível aos olhos… preservem os vossos amigos até à eternidade!... Neste mundo em que vivemos podemos ir ao “supermercado” e comprar tudo, menos a amizade!...”.
Apelo à amizade, responsabilidade, solidariedade e à dignidade da pessoa humana, como valores universais, entre outros; baseando-se na história que fala da amizade, “O Principezinho.”
O que é?
O XIII Jamboree Açoriano é uma iniciativa do Corpo Nacional de Escutas, promovido e organizado, de 4 em 4 anos, pela - Junta Regional dos Açores, que decorrerá de 12 a 21 de Julho de 2013, em S. Jorge, no chamado, por nós escuteiros, “Mirante das Velas”, donde se pode apreciar grande parte da ilha e as ilhas vizinhas de Pico, Faial, Graciosa e Terceira.
Com a presença de mais de 1300 escuteiros dos Açores, Madeira e Continente, que vão percorrer, durante 10 dias, as belas e encantadoras fajãs e lugares pitorescos da ilha de S. Jorge, em atividades escutistas de âmbito ambiental, lúdico, formativo e educacional, pretende promover o enriquecimento sociocultural e fomentar a aprendizagem do diálogo entre ilhas, à luz dos valores preconizados pelo escutismo.
É uma atividade integrada nas comemorações dos 90 anos do CNE - Corpo Nacional de Escutas (CNE) - Escutismo Católico Português, associação de juventude, que foi fundada em 27 de Maio de 1923, e que desde então apresenta uma proposta educativa e formativa de “Educar para a vida”. Nada mais adequado do que a nossa região se envolver e associar nesta efeméride nacional - as comemorações do aniversário do CNE, com a participação dos 80 Agrupamentos e 7 Juntas de Núcleo, repartidos pelas 9 ilhas, mas unidos nesta atividade regional.
objetivos do Jamboree?
Desde a 1.ª edição, em 1956, data do I Jamboree dos Açores, realizado na Quinta do Rolo, Terra Chã, ilha Terceira, que os Jamborees dos Açores procuram oferecer a todos, e em particular aos jovens escuteiros do CNE uma experiência existencial e pessoal de Deus, em contacto com a natureza e em regime de acampamento, potenciados pelo enquadramento ambiental e artístico-musical, através da proximidade, da festa e da oração, da educação dos valores universais e cristãos e do convívio de gerações vivido na alegria e intercâmbio entre jovens das várias ilhas e também do continente e Madeira.
Integrados em Patrulhas ou Equipas os jovens realizarão jogos, entretenimentos, provas e competições, técnicas escutistas, atividades musicais, ambientais, recreativas e educativas, com a intenção de proporcionar a todos os escuteiros, da região e outras regiões participantes, a troca de experiências e vivência conjunta do ideal escutista, de acordo com as exigências atuais e tendo em conta uma abrangente visão do mundo contemporâneo, contribuindo para a abertura de novos horizontes, no campo interpessoal, social, cultural e pedagógico.
Tema e Lema
Com o tema “No coração do Atlântico”, e o lema “Deixa-te cativar!…”, destina-se a escuteiros (jovens entre 10 e 22 anos), baseando-se na história/fábula “O principezinho”, do escritor Antoine De Saint – Exupéry, donde provêm as atividades, os valores e as vivências que se espera cada jovem aprecie, preze e use, não só durante a atividade, mas durante toda a vida, deixando-se cativar no relacionamento com a natureza, consigo e com os outros, exaltando a amizade e a esperança num mundo melhor e em paz, valores que o escutismo sempre institui na “Boa Ação” diária que preconiza.
Nesta nossa época de confusão e mistura de valores, medidos apenas em termos económicos, em que impera uma cultura inquietante para o ser humano, pretende ser “Um Tempo Novo, num Evento Novo”, com um forte desejo de preencher os vazios humanos e espirituais, valorizando o amor, a amizade, a solidariedade, a responsabilidade, a verdade, a fé e a esperança.
Todos os Jovens são convidados a intervir nos diferentes momentos do Jamboree para darem os seus testemunhos acerca dos segredos da felicidade e para aprofundamento de temas pertinentes e atuais e, ainda, a partilha de experiências de vida.
Verbas envolvidas
A atividade, que teve de ser antecipada para o dia 13, e tem um custo orçado em €300 000.00, só é possível com o relevante apoio de muitas entidades públicas e privadas, mormente, do Governo Regional dos Açores, entre outras, da Direção Regional da Juventude, Direção Regional dos Transportes, Direção Regional das Obras Públicas e Direção Regional do Ambiente, e a valiosa cooperação das Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, Casas do Povo e Empresas Privadas, Junta de Núcleo e Agrupamentos da ilha de S. Jorge. Tem também a imprescindível colaboração da Atlanticoline e SATA no transporte de todos os contingentes.

Junta Regional dos Açores, 15 de Junho de 2013.

Sempre Alerta para Servir



Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot