fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 1 de junho de 2013

ANTÓNIO MONTEIRO NA GALA PRÉMIOS LIDE MAR 2013 SOBRE “O MAR E AS E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS”

«O mar não é só a via possível, é a via inevitável»

«O mar não é só a via possível, é a via inevitável», defendeu o Embaixador António Monteiro, actualmente presidente do conselho de administração do BCP, sobre a saída para a crise económica que o País atravessa, considerando ainda que «escala global é-nos dada pelo mar». As declarações do antigo embaixador de Portugal em França foram proferidas no âmbito da Gala Prémios LIDE Mar 2013, que na passada terça-feira, dia 28 de Maio, juntou cerca de 200 empresários, investigadores, ambientalistas, políticos, desportistas e artistas no hotel The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, para distinguir o mérito e a excelência das actividades ligadas ao mar.

A cerimónia contou com a entrega de prémios em nove categorias diferentes, atribuídos a Dulce Pontes, João Rodrigues, Comando Naval (Marinha Portuguesa), Mutualista Açoreana (Grupo Bensaude), seus comandantes e tripulantes, CIIMAR (Universidade do Porto), Áreas Marinhas Protegidas Madeira (SPNM), Fileira do Pescado, Lisnave e Tiago Pitta e Cunha. No final da gala houve ainda lugar à realização de um espectáculo protagonizado por Dulce Pontes acompanhada pela Banda da Armada Portuguesa.

Na mesa redonda com o tema “O mar e as relações internacionais”, moderada pelo jornalista Vítor Pinto, da TVI, António Monteiro referiu que «com a ligação que temos ao mar, deixamos de ser um país periférico e passamos a ser um país central» e defendeu que o País tem a oportunidade de «trabalhar o mar como fonte de recursos» e explorar a investigação oceanográfica, sendo que com o alargamento da plataforma marítima portuguesa, o País passa a ter uma extensão de cerca de «quatro milhões de quilómetros quadrados». Sobre as nove categorias dos Prémios LIDE Mar, o presidente do BCP referiu que «o número dos premiados demonstra que praticamente todos os sectores da actividade económica portuguesa estão associados ao mar». 

A propósito das saídas económicas para Portugal, o antigo embaixador destacou ainda as declarações do presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, de que Portugal poderia ver na ligação aos países membros da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, uma alternativa à exportação para os países da zona euro. Na sua intervenção, António Monteiro recordou também o passado histórico de Portugal e lembrou que as primeiras relações com culturas diferentes tiveram origem nos Descobrimentos e na ligação com o mar, falando também da recente evolução da diplomacia, que converge com a economia, quando tanto se fala em diplomacia económica, considerando que «a globalização é inevitável face à evolução tecnológica» e sustenta que é essencial «passar da globalização à convergência». Salientou também, que nas relações internacionais, a lógica do confronto não acrescenta valor nenhum, ao passo que, a lógica do compromisso é que promoverá o desenvolvimento.

Maria Madalena Neves, embaixadora de Cabo Verde em Portugal, também participou na mesa redonda juntamente com António Monteiro e explicou que «o mar une-nos desde sempre», pelo passado histórico e na cultura partilhada pelos dois países. A embaixadora salienta que «a nossa cultura está marcada pelo mar», dando o exemplo da morna, levada aos quatro cantos do mundo por Cesária Évora, com o tema Sodade, e da literatura. Sobre a sua visão de Portugal, Maria Madalena Neves, refere que «como membro da CPLP, Portugal tem uma vantagem grande para chegar a vários mercados, tendo o mar como via», e defende que o País deve «voltar ao mar como elemento de consolidação económica».

Dando o exemplo de Cabo Verde, Maria Madalena Neves explica que «o mar domina a economia cabo-verdiana», sendo que «20 a 25% do Produto Interno Bruto» resulta de actividades ligadas ao mar. A embaixadora de Cabo Verde em Portugal salienta ainda o forte investimento que o seu país está a fazer na modernização de infra-estruturas portuárias, justificando que «Cabo Verde é mais mar do que terra». Maria Madalena Neves defende que no mar é possível encontrar e associar várias valências como a economia, o desporto, o turismo e investigação.  

Já antes, na sessão de abertura da Gala Prémios LIDE Mar 2013, Miguel Marques, presidente do comité LIDE Economia do Mar, responsável pela realização da Gala, tinha referido que «no mar também há líderes com enorme vontade de acrescentar valor e desenvolver o País, muitos deles estão hoje aqui presentes». O presidente do comité LIDE Economia do Mar atestou a pertinência do evento sustentando que «é através do mérito e da excelência que conseguiremos ultrapassar os difíceis obstáculos do presente. Sendo que o reconhecimento do mérito e da excelência é fundamental para dar alento para se fazer cada vez melhor. É preciso motivar quem desenvolve um bom trabalho, a fim de que se faça mais e melhor». Miguel Marques partilhou ainda que a excelência também se faz de detalhes e deu a conhecer o troféu «que faz lembrar a proa de um navio, e, à semelhança dos premiados, a proa vai à frente a abrir novas rotas, a abrir novos horizontes, e, por vezes, rasgando correntes adversas».    

A entrega dos Prémios LIDE Mar realizou-se em dois momentos, sendo que o primeiro momento incluiu a entrega do Prémio LIDE Viver Mar 2013 à Mutualista Açoreana, do grupo Bensaude, seus comandantes e tripulantes; Prémio LIDE Segurança Mar 2013 ao Comando Naval da Marinha Portuguesa, Prémio Lide Conhecimento Mar 2013 ao CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto, Prémio LIDE Preservar Mar 2013 às Áreas Marinhas Protegidas da Madeira (SPNM); e Prémio LIDE Arte Mar 2013 a Dulce Pontes. 

O prémio LIDE Viver Mar destina-se a reconhecer o mérito e a excelência de entidades ou pessoas com elevada experiência de trabalho em meio aquático, daí o prémio atribuído à Mutualista Açoreana, seus comandantes e tripulantes, um exemplo de excelência, de perseverança, de formação e de experiência de operação no mar, com uma missão fundamental para o abastecimento das populações insulares. Por sua vez, o Prémio LIDE Segurança Mar pretende reconhecer o mérito e a excelência de entidades ou pessoas com provas dadas na segurança de pessoas que contactam com o meio aquático, sendo o Comando Naval um órgão da Marinha há muito reconhecido como uma referência incontornável na protecção e salvaguarda dos que têm no mar as suas vidas.

O Prémio LIDE Conhecimento Mar, destinado a reconhecer o mérito e a excelência de entidades ou pessoas que produzem avanços significativos no conhecimento do meio aquático foi atribuído ao CIIMAR, enquanto instituição de referência nacional e internacional na investigação científica e na formação avançada que tem como missão o desenvolvimento de investigação de excelência, a promoção do desenvolvimento tecnológico e o apoio a políticas públicas na área das Ciências Marinhas e Ambientais.

Com o objectivo de reconhecer o mérito e a excelência de entidades ou pessoas que atuam na preservação e valorização do meio aquático, o Prémio LIDE Preservar Mar, foi atribuído às Áreas Marinhas Protegidas Madeira (SPNM), reconhecidas internacionalmente pela preservação do meio marinho e pela interligação com outras actividades económicas, desportivas e de lazer, destacando-se a preservação do lobo-marinho, construindo assim uma visão de sustentabilidade ambiental, social e económica. O prémio LIDE Arte Mar, atribuído a Dulce Pontes, pretende reconhecer o mérito e a excelência de entidades ou pessoas que utilizam o meio aquático como meio inspirador das suas produções artísticas. Com a interpretação de "A Canção do Mar" Dulce Pontes conseguiu tocar no íntimo da cultura marítima dos Portugueses, tendo encontrado no mar uma imensa fonte de inspiração e um aliado ímpar que a transportou para actuações sublimes.

No segundo momento de atribuição dos galardões, foi entregue o prémio Prémio LIDE Actividade Mar 2013 ao atleta João Rodrigues; o Prémio LIDE Cooperar Mar 2013 à Fileira do Pescado; o Prémio LIDE Valor Mar 2013 à empresa Lisnave; e o Prémio LIDE Mar 2013, de carácter transversal, a Tiago Pitta e Cunha.

O Prémio LIDE Actividade Mar destinado a reconhecer o mérito e a excelência de entidades ou pessoas que utilizam o meio aquático como contexto das suas actividades físicas e desportivas, foi atribuído a João Rodrigues, que com um palmarés invejável de 129 internacionalizações, dezenas de medalhas conquistadas e seis presenças em jogos olímpicos é uma referência do desporto nacional. A sua impressionante adaptação ao mar permitiu-lhe tornar-se o primeiro velejador a fazer a travessia em prancha à vela entre a ilha da Madeira e as ilhas Selvagens. À Fileira do Pescado foi atribuído o prémio LIDE Cooperar Mar, pela excelente cooperação entre empresas da mesma fileira no seu trabalho de promoção do pescado português como o melhor peixe do mundo e da sua transformação que tem sido uma referência de cooperação com resultados para toda a economia do mar e para toda a economia nacional.

O Prémio LIDE Valor Mar 2013, entregue à empresa Lisnave, tem como objectivo reconhecer o mérito e a excelência de empresas ou empresários que criam valor e geram riqueza no âmbito da economia do Mar. O elevado estatuto internacional que a Lisnave alcançou, os muitos benefícios que tem gerado para Portugal ao longo de 50 anos de actividade, nomeadamente o valor acrescentado gerado, permitem que esta seja identificada como uma referência à escala global.

Por fim, o Prémio LIDE Mar, destinado a reconhecer o mérito e a excelência de entidades ou personalidades com um papel marcante na implementação de uma visão integrada de desenvolvimento económico sustentável das actividades relacionadas com o Mar, foi atribuído a Tiago Pitta e Cunha pelo seu “percurso Marítimo” nas Nações Unidas, no Conselho da Autoridade Internacional para os Fundos Marinhos, na Comissão Estratégica dos Oceanos, no Gabinete do Comissário Europeu para as Pescas e para os Assuntos Marítimos da União Europeia e, mais recentemente, na equipa de consultores da Presidência da República.

Os Prémios LIDE Mar surgem assim enquadrados nos objectivos globais do LIDE Portugal centrado em promover a iniciativa e o empreendedorismo através do fortalecimento das relações entre empresas, organizações e entidades governativas por meio de debates, fóruns e iniciativas de apoio à sustentabilidade e responsabilidade social.



Sobre o LIDE Economia do Mar

O comité temático LIDE Economia do Mar é um grupo especializado do LIDE Portugal, que tem como objectivo principal perspectivar a economia do mar como um todo e promover, paralelamente aos seus usos tradicionais, novos usos do mar para gerar, de forma sustentável, uma forte base produtiva no País, desenvolvendo uma pujante e renovada cultura marítima geradora de emprego e de bem-estar, que contribua para reforçar a identidade de Portugal em contexto internacional. O subcomité temático LIDE Economia do Mar é constituído por Miguel Marques (presidente), António Costa e Silva, Helena Vieira, Pedro Quintela, Sofia Galvão e João Pedro Azevedo.
Sobre o LIDE

O LIDE é uma associação de responsabilidade social e networking empresarial, que reúne personalidades do mundo empresarial. Tem por objectivo incentivar e promover relações empresariais entre os países onde o LIDE está presente; discutir temas económicos e políticos de interesse nacional e internacional; fortalecer os princípios de good governance e a aplicação de princípios éticos na gestão dos sectores público e privado; promover, actualizar e aperfeiçoar o conhecimento empresarial; e estimular a responsabilidade social e o respeito pelo meio ambiente nas empresas e organizações.

O LIDE Internacional é o braço do LIDE que tem por objectivo intensificar o relacionamento comercial internacional. É com o LIDE Internacional que as representações nacionais do Grupo de Líderes Empresarias, como o LIDE Portugal, cooperam. Já presente nos continentes, americano, europeu, africano e asiático, espera-se que em 2013 o LIDE Internacional esteja também presente nos Estados Unidos da América, China, Alemanha, México, Chile, Espanha e na África do Sul - estes últimos dois, com o apoio operacional do LIDE Portugal, à semelhança do que aconteceu, ainda em 2011, com o LIDE Angola e em 2012 com o LIDE Moçambique.

O LIDE Portugal foi lançado oficialmente a 1 de Julho de 2011 e tem vindo desde essa altura a promover activamente as relações entre Portugal-Brasil-Angola-Moçambique entre outros países.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot