fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 10 de junho de 2013

O TUBARÃO DA POVOAÇÃO GEROU EMOÇÕES E COMENTÁRIOS MÚLTIPLOS NAS REDES SOCIAIS

Um Tubarão entrou na manhã de quarta-feira no saco do porto da Vila da Povoação, tornando-se uma grande atração para miúdos e graúdos.

O Tubarão da espécime Tigre da Areia http://a-pr-historia-com-enzo.blogspot.pt/2012/04/conheca-o-tubarao-tigre-da-areia.html encontrava-se debilitado e apresentava ferimentos visíveis no dorso.

O Tubarão Tigre da Areia é um Condricte do Grupo dos Selachoimorpha. É encontrado em Vários Oceanos do Mundo. O Tubarão Tigre da Areia tem dentes grandes e afiados. Alimenta-se de animais marinhos menores, como peixes e crustáceos. Não oferece grande perigo ao homem. Tubarões Maiores e as Orcas são os únicos animais marinho que oferecem perigo ao Tubarão Tigre da Areia.

Em nossa opinião teria sido benéfico manter o animal marinho no saco do porto, uma vez que estava a atrair muitos curiosos à beira-mar, coisa que já não se via há muito na Vila da Povoação.

O desfecho acabou por ser a sua captura ao fim da tarde de quarta-feira, pois já estaria a ser alvo de várias tentativas falhadas durante a tarde.

Um cidadão de nacionalidade chinesa, com comércio na Vila da Povoação ao fim da tarde tentou com os seus próprios meios a captura do Tubarão, sem sucesso, chamando à atenção de um grupo de pescadores que se encontravam no porto.

A captura deste predador dos oceanos não foi ato de uma pessoa, mas de um grupo de jovens (alguns menores) que de forma irrefletida, com a intenção de ajudar o cidadão Chinês, tomaram a iniciativa de apanhar o Tubarão, sentindo-se heróis por umas horas.

Muito se disse nas redes sociais de forma desmedida e sem nexo sobre este caso isolado, não frequente, e com contornos específicos. De realçar que este Tubarão apareceu na manhã de quarta-feira, 5 de junho, e de seguida surgiu nas redes sociais através de fotos/vídeo, foram feitas diligências de alerta a quem de direito e todos sem exceção não agiram, até aqueles que nas redes sociais se manifestam contra o desfecho deste isolado episódio.

De lamentar o número de pessoas que de forma ridícula opinaram sem sequer se darem conta como a comida lhes cai no prato, pois se já tivessem assistido ao abate de um porco, de uma vaca, de uma cabra, de uma galinha, de um peru, de um atum, de um chicharro, de uma cavala, de um peixão, de um polvo etc… e já sem falar nos nossos tão apreciados marisco, alguns em vias de extinção, estariam bem caladinhos e não se davam ao trabalho de opinarem de forma desapropriada.

Aquando do abate de um Tubarão Albafares em 2012 no saco do porto de Rabo de Peixe http://youtu.be/xY5jlGGZ-mE por uns miúdos ajudados por adultos, pouco ou nada se comentou nas redes sociais este caso, que até teve direito a reporte televisivo como a vangloriar o feito alcançado pelos rapazinhos.

Na Povoação os contornos deste caso ganharam uma projeção fora do normal nas redes sociais. Porquê? Com que objetivos?

Lá por vivermos isolados do resto da ilha, onde nem sequer fomos comtemplados pela via Scuts, num concelho considerado de alto risco principalmente na estação de inverno, habitualmente bafejado com o infortúnio de calamidades, ainda por cima tentam a todo o custo denegrir a imagem dos Povoacenses devido á captura isolada de um Tubarão.

Para finalizar e a contradizer as muitas asneiras que se disseram, podemos afirmar que o Tubarão foi capturado com adereço muito utilizado na pesca (arpão) e não à paulada como iluminados afirmaram. O Tubarão foi aproveitado e governado como um peixe natural e normal, não apenas capturado por prazer e deitado ao lixo como muitos iluminados também afirmaram. As barbatanas foram cortadas pelo cidadão Chinês que ficou contente da vida com esta captura. As pauladas que se calhar afirmam, foi umas pancadinhas do cidadão Chinês num sítio específico do Tubarão, com o arpão, para o animal não sofrer, pois este sabia muito bem o que estava a fazer.

Uma história que poderia ter outro desfecho, uma vez que poderia tornar-se um local de atração por mais uns dias, mas o desfecho acabou por ser a captura do peixe “Tubarão Tigre da Areia” num ato isoladíssimo e que, estamos em crer, não se repetirá nem tão cedo.


       


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot