fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 25 de junho de 2013

MILHARES DE PESSOAS ESPERADAS EM P. DELGADA

Para as grandes festas do Divino Espírito Santo, que se irão realizar entre 11 e 14 de Julho, são esperadas milhares de pessoas na maior cidade açoriana.

Como habitualmente acontece, são esperadas milhares de pessoas em Ponta Delgada para as Grandes Festas do Divino Espírito Santo, que este ano decorrem entre 11 e 14 de Julho e colocam ênfase no apoio social.

O aumento das pensões a distribuir às instituições sociais do concelho acaba por marcar estas festividades que, de resto, têm na partilha e na solidariedade duas das suas grandes marcas.

Este reforço obrigou a autarquia a reduzir as despesas com a animação. Mesmo assim, o programa elaborado para este ano engloba um total de 32 iniciativas culturais.

As festas do Espírito Santo, que já fazem parte do cartaz turístico de Ponta Delgada e atraem milhares de emigrantes, têm início a 11 de Julho com a habitual conferência inaugural, desta feita proferida pelo antigo Presidente da Assembleia da República e professor catedrático jubilado, António Barbosa de Melo.

A conferência, subordinada ao tema “O Espírito Santo na Tradição Popular” está agendada para as 21h00, na Igreja Matriz de S. Sebastião, ao que se segue, no mesmo templo, mas pelas 22h00, o Concerto Schubert Sinfonia Incompleta pela Sinfonieta de Ponta Delgada.

Na sexta-feira, 12 de Julho, a partir das 18h30, terá lugar o desfile da Charanga dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada no Centro Histórico da cidade, realizando-se, meia hora depois, a Mudança da Bandeira do Divino Espírito Santo do Centro Municipal de Cultura para os Paços do Concelho, sendo acompanhada pela Banda e Coro Minerva, dos Ginetes.

Após a Mudança da Bandeira, proceder-se-á à abertura do Quarto do Espírito Santo, no Salão Nobre do Município, e à inauguração de exposição “Os Dons e os Símbolos do Divino Espírito Santo” à entrada da autarquia.

Ainda nos Paços do Concelho e como habitualmente acontece todos os anos, realiza-se o Concurso de Massa Sovada, com o júri convidado (Confraria dos Gastrónomos dos Açores). Segue-se a Bênção da Despensa do Espírito Santo, na tenda montada para o efeito na Praça Gonçalo Velho.

Já na Praça do Município, abrirá o Mercado de Artesanato dos Centros de Convívio de Idosos de Ponta Delgada, enquanto no Lado Sul da Igreja da Matriz começarão a funcionar, também a 12 de Julho, as Tasquinhas de Solidariedade Social.

Pelas 21h00, no palco da Praça do Município, atuará o Grupo Infantil de Folias da Covoada, pelas 21h30 o Grupo de Cantares Belaurora, pelas 22h30 o Grupo de Folias do Espírito Santo e às 23h00 será a vez do concerto da Banda Minerva, desta feita no Coreto das Portas da Cidade.

No sábado, 13 de Julho, pelas 09h00, tem início a distribuição das pensões pelas 43 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho.

Às 12h00 tem início a partilha popular das Sopas do Espírito Santo. Este ano, as mesas ficarão situadas ao longo da Avenida Roberto Ivens. Pelas 14h30, haverá o desfile da escola de percussão “Bora Lá Tocar” pela Avenida Infante D. Henrique, ao que se segue, às 15h00, o Cortejo Etnográfico das 24 freguesias do concelho, com 50 carros de bois, 30 carros alegóricos e cerca de duas dezenas de grupos folclóricos e de folias.

Entretanto, a partir das 19h00, no Coreto das Portas da Cidade, actuarão os grupos folclóricos São Miguel e Santa Cecília, havendo ainda espaço para as tradicionais Cantigas ao Desafio e para um concerto pela Escola de Violas da Relva.

No Palco da Praça do Município, a partir das 21h00, actuarão o Grupo de Cantares de Outrora e o Grupo de Cantares de São Vicente Ferreira.

No dia maior da festa, domingo, 14 de Julho, pelas 10h30, no Largo da Matriz, tem início a Missa da Coroação, presidida pelo Bispo de Angra e ilhas dos Açores, D. António Sousa Braga, e animada pelo Coral de São Pedro.

O Bodo de Leite realiza-se às 12h00, como habitualmente nas Portas da Cidade, enquanto pelas 16h00 tem início a Grande Coroação dos Impérios do Concelho, que começa no Campo de S. Francisco, seguindo pelas ruas Luís Soares de Sousa e Açoriano Oriental, Largo da Matriz, ruas dos Mercadores, Ernesto do Canto e da Fonte, Avenida Infante D. Henrique e, novamente, Campo de S. Francisco.

A partir das 19h00, no Coreto das Portas da Cidade, terá lugar a actuação da Banda Filarmónica Municipal e da Banda da Zona Militar dos Açores.

Entre a Praça do Município e as Portas da Cidade, com início às 20h00, realizar-se-ão várias iniciativas pela Associação Tradições – Artes Performativas.

Ainda no palco da Praça do Município, a partir das 21h30, actuará a Tia Maria do Nordeste, seguindo-se o concerto da Orquestra Ligeira de Ponta Delgada.

Fonte: Jornal Diário


Fotos: Google imagens


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot