fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 17 de junho de 2013

ENCERRAMENTO DOS 30 ANOS DE VIOLA DA TERRA NO CONSERVATÓRIO REGIONAL DE PONTA DELGADA

No ano em que se comemoram os 90 anos da formação da Academia Musical de Ponta Delgada, instituição que deu origem ao Conservatório Regional de Ponta Delgada, estamos também a celebrar os 30 anos de Ensino da Viola da Terra nesta escola de ensino especializado da música.

No início do ano letivo foi proposto pelo docente da disciplina de Viola da Terra, Rafael Carvalho, e com a aprovação do Departamento de Cordas e do Conselho Executivo, o assinalar destes 30 anos de Viola da Terra no Conservatório com diversas atividades que se estenderam ao longo de todo o ano letivo e divulgadas na altura.

Na próxima terça-feira, dia 18 de Junho, teremos o encerramento destas comemorações com a Audição da Classe de Violas da Terra, pelas 17:30 no edifício onde funciona o Conservatório de Ponta Delgada. Logo após essa audição haverá a apresentação do CD da Classe de Conjunto de Violas da Terra no Auditório Luís de Camões.

Este CD teve como objetivo registar o trabalho da Classe de Conjuntos de Viola da Terra que teve início há 4 anos, colocar os alunos num ambiente de gravação e ainda proporcionar aos mesmos a possibilidade de ouvirem e analisarem o seu trabalho. A gravação do CD foi feita na Igreja do Colégio, numa parceria com o Museu Carlos Machado, e a captação técnica e edição do mesmo esteve a cargo dos alunos de Tecnologias da Música e Oficina de Som do nosso Conservatório. Um bom exemplo de parceria entre docentes e alunos do daquela escola e que resultou num trabalho de 25 exemplares a ser entregue a todos os alunos de Viola da Terra e demais colaboradores.

Relembramos que nestas comemorações, ao longo do ano, realizaram-se as seguintes participações especiais: nas audições de final da cada período da Classe de Violas da Terra; a Classe de Iniciação esteve presente nos estúdios da RDP Açores para gravar 2 temas para se apresentar no Natal dos Hospitais; a mesma Classe esteve presente no programa Noite dos Sentidos dedicado ao dia da criança; realizou-se a 3.ª edição da Orquestra de Violas da Terra com homenagem ao primeiro professor no Conservatório – Miguel de Braga Pimentel, e entrega de certificados aos alunos da primeira turma de 1982/83; o docente da disciplina elaborou um documento com a listagem de todos os alunos que frequentaram a disciplina de Viola da Terra desde 1982 até à presente data, focando ainda as principais atividades desenvolvidas nos últimos anos e os professores intervenientes.

Estas comemorações receberam ainda um Voto de Congratulação pela Assembleia Municipal de Ponta Delgada, proposto pelo grupo parlamentar do Partido Socialista e aprovado por unanimidade.
Para além destas atividades programadas, os alunos da Classe de Viola da Terra participaram ainda em inúmeras audições e em parcerias com atividades de outros colegas, mas também deslocaram-se a outras escolas acompanhados pelo professor de Viola da Terra.

Outro dos objetivos destas comemorações era a criação de um manual que fosse o primeiro Método para Viola da Terra, com a edição do primeiro volume para a iniciação, e, em anos próximos, com a edição de novos manuais para os graus com maior dificuldade. O mesmo manual está já em fase de conclusão e espera-se que possa ser apresentado no início do próximo ano letivo. O Conservatório procura agora parceiros institucionais para a sua publicação.

Numa altura em que o Conservatório Regional de Ponta Delgada luta para a afirmação da Viola da Terra no seu plano de estudos, e que alerta para a urgência da sua legislação enquanto curso secundário, estas atividades demonstram a dinâmica desta disciplina e a grande vontade e envolvimento de todos os intervenientes: Escola, Alunos, Pais e Sociedade em geral.

Estão todos convidados a juntarem-se a nós no encerramento destas celebrações que acabam por dizer muito a todos os micaelenses, uma vez que se trata do instrumento tradicional e emblemático dos Açores.

Rafael Carvalho
Docente da classe de Viola da Terra

Conservatório Regional de Ponta Delgada

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot