fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 18 de junho de 2013

AÇORES COM PARTICIPAÇÃO POSITIVA NA FEIRA DO LIVRO DE LISBOA, AFIRMA DIRETOR REGIONAL DA CULTURA

O Diretor Regional da Cultura considerou “positiva” a participação dos Açores na 83.ª Feira do Livro de Lisboa, que decorreu de 23 de maio a 10 de junho, no Parque Eduardo VII.

Num balanço desta participação, Nuno Lopes revelou que o pavilhão “Cultura Açores”, que reuniu publicações da Direção Regional da Cultura e de editoras do arquipélago que se associaram especialmente para este evento, vendeu 815 exemplares, num total de cerca de 5.650 euros em receitas.

Estes dados indicam um aumento significativo do número de exemplares vendidos este ano, mais 127 do que em 2012, mas uma quebra de cerca de 300 euros na receita, comparativamente com o ano passado.

Esta quebra terá sido originada pela baixa dos preços de venda ao público em edições da Direção Regional da Cultura, sobretudo em títulos da “Coleção Gaivota” e catálogos de exposições dos museus regionais, mas também pela participação do pavilhão “Cultura Açores” na iniciativa "Hora H", que permitia a aquisição de livros, durante determinado período, com um mínimo de 50 por cento de desconto.

A Antologia Poética de Antero de Quental, organizada por Ruy Galvão de Carvalho e publicada na “Coleção Gaivota” em 1983, foi o livro mais vendido no pavilhão "Cultura Açores",  com um total de 59 exemplares.

Nuno Lopes considerou que este facto atesta um interesse generalizado pela obra de Antero de Quental, indicando também que continua a ser o autor açoriano preferido entre os leitores que visitam a Feira do Livro, um dado contrariado apenas em 2012, ano em que o Roteiro Cultural dos Açores, uma novidade editorial cujo lançamento decorreu no recinto da feira, suplantou o seu número de vendas.

O segundo autor açoriano mais procurado na 83.ª Feira do Livro de Lisboa foi Natália Correia, “possivelmente fruto de uma maior divulgação da sua obra que se tem verificado no corrente ano, por ser 2013 a data em que se assinala a passagem dos 90 anos do seu nascimento e dos 20 anos da sua morte”, salientou o Diretor Regional.

O ensaio intitulado "A Ilha de San Nunca", publicado em 1982, e os catálogos das exposições "Natália: Arte e Poesia" e "O Desenho na Coleção Privada de Natália Correia", todos editados pela Direção Regional da Cultura, foram as obras que registaram maior número de vendas.

Entre as publicações não editadas pela Direção Regional da Cultura, registaram maior procura as obras de divulgação e valorização da paisagem natural das ilhas dos Açores, designadamente o "Guia Interpretativo de Percursos Pedestres", da Associação Regional de Turismo, "Cavidades Vulcânicas nos Açores", da Associação Os Montanheiros", e "Plantas dos Açores", da Associação Ecológica Amigos dos Açores".

No pavilhão “Cultura Açores”, que tinha como principal objetivo divulgar obras de temática ou de autores açorianos, estiveram representadas, entre outras entidadades a associação ecológica Amigos dos Açores, Associação Regional de Turismo, Associação Os Montanheiros, Blu Edições, Câmara Municipal da Horta, Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, Companhia das Ilhas, Instituto Açoriano de Cultura, Instituto Cultural de Ponta Delgada e Instituto Histórico da Ilha Terceira.

O Núcleo Cultural da Horta, Observatório do Mar dos Açores, Ponto de Vista, Publiçor, Sociedade Afonso Chaves, Universidade dos Açores, Ver Açor e Yolanda Corsépius foram outras entidades representadas naquele pavilhão.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot