fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

domingo, 25 de março de 2018

O RIBEIRAQUENTENSE RAFAEL CARVALHO PREPARA CD COM TEMAS DE TODAS AS ILHAS DOS AÇORES

Rafael Carvalho

O músico Açoriano natural da freguesia da Ribeira Quente, Rafael Carvalho, está a preparar a edição do seu quarto CD de Viola da Terra intitulado “9 Ilhas, 2 Corações”.

O seu novo trabalho consiste num CD duplo com temas tradicionais de todas as Ilhas dos Açores. São algumas dezenas de temas, executados numa só Viola, a solo, com o objectivo de compilar, num único trabalho, temas de todas as Ilhas e deixar um registo da nossa história cultural ligada à música tradicional dos Açores.

O músico refere que este CD surge agora, como uma necessidade, uma vez que nos últimos anos tem sido desenvolvido um grande trabalho de valorização e divulgação da Viola da Terra e que os seus 3 Álbuns anteriores, com temas tradicionais e temas originais, combinando ainda a Viola com outros instrumentos, têm servido como um cartão de visita às pessoas que querem conhecer a nossa Viola, a sua sonoridade e as suas potencialidades técnicas. Neste momento, em que já se conseguiu esta atenção e entusiasmo para a Viola, é necessário dar a conhecer o nosso repertório tradicional.

Há uma procura no mercado regional e não só de um CD desta natureza, sem arranjos, sem mais instrumentos, só com uma Viola a interpretar as melodias. 

Rafael Carvalho colaborou na Série Documental da RTP A “Açores 9 Ilhas na Europa”, um projecto de Herberto Gomes com imagem e edição de César Macedo, onde gravou um tema de cada ilha dos Açores para ser passado nos respectivos programas. Participou, também, tocando um tema de cada Ilha, no Programa “Viola de Dois Corações”, realizado por Zeca Medeiros, Tiago Rosas e Francisco Rosas. Tem ainda participado em recolhas de realizadores como Tiago Pereira, para o canal “A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria”, e do músico e editor Emiliano Toste, para o seu trabalho de recolhas “As Violas dos Açores”.

Estes são alguns dos exemplos onde há uma procura da sonoridade da nossa Viola e de temas de todas as Ilhas do Arquipélago, havendo, ainda, as pessoas que se dedicam ao estudo da Viola, ao estudo da música tradicional, os amantes da nossa música e todos os que visitam os Açores, que anseiam encontrar um CD desta natureza.

No Ano Europeu do Património Cultural Rafael Carvalho assume a edição de mais um trabalho discográfico, que está a ser gravado num registo sonoro de “recolha musical” para manter a característica áudio desse tipo de trabalhos, e que pretende colmatar uma lacuna existente no mercado e deixar um arquivo sonoro único para o futuro da Região. 

As gravações do CD terminam nas próximas semanas estando a edição prevista para o início do Verão e com o objectivo de ser apresentado, ainda este ano, em algumas Ilhas dos Açores. O músico espera, em 2019, poder organizar vários concertos para divulgar o CD e num novo projecto musical, formado para o efeito, intitulado de “9 Ilhas, 2 Corações”, para dar a conhecer os temas musicais e a riqueza de todas as Ilhas do nosso Arquipélago.

Povoação, domingo, 25 de março de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot