fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 14 de março de 2018

CENSO ANUAL DE MILHAFRES/ MANTAS DECORRE A 7 E 8 DE ABRIL NOS AÇORES E NA MADEIRA


Foto de: Ruben Coelho
Milhafre/Manta (Buteo buteo rothschildi)

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) promove em abril o XII Censo de Milhafres / Mantas nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, numa iniciativa que pretende contribuir para avaliar o estado da população desta ave de rapina diurna que nidifica nos arquipélagos.

A iniciativa realiza-se todos os anos desde 2006 e pretende mobilizar dezenas de voluntários, a quem se pede a recolha de dados sobre os avistamentos destas aves, milhafres ou mantas como são conhecidos nos Açores e Madeira, respetivamente.

Estes, com uma envergadura entre 110 e 130 centímetros, podem ser vistos sozinhos ou em grupo, a voar, pairar, pousados no solo ou, muito frequentemente, em cima de muros, postes e nos seus poisos de caça. A espécie pode ser observada um pouco por todo o lado, em zonas florestais, áreas costeiras, pastagens e mesmo zonas urbanas, alimentando-se maioritariamente de roedores, mas pode consumir também pequenas aves, insetos e minhocas. O envenenamento e a eletrocussão em linhas elétricas são as principais ameaças que afetam os milhafres, para além da captura/abate ilegal.

Este censo, promovido pela SPEA, vai decorrer nos dias 7 e 8 de abril nos Açores e no arquipélago da Madeira. Em termos taxonómicos no arquipélago dos Açores ocorre a subespécie Buteo buteo rothschildi, enquanto no arquipélago da Madeira a subespécie que existe é a Buteo buteo harterti e no território continental ocorre a subespécie Buteo buteo buteo.

Para participar neste censo não é necessário ter conhecimentos científicos específicos, bastando conseguir identificar esta ave de rapina. O censo apela, por isso, à cidadania ambiental (ou Citizen Science), propondo a participação dos cidadãos num projeto científico que visa a obtenção de mais dados sobre as populações de milhafres existentes nos Açores.

Nas anteriores 12 edições deste censo estiveram envolvidos 1 101 voluntários, tendo permitido avistar 7 280 aves nos Açores e Madeira, em 1 053 percursos realizados, possibilitando a estimativa das densidades por ilha desta espécie.

O relatório com os dados anuais sobre este censo, como qualquer dúvida de como pode participar, podem ser consultados na página da SPEA em http://www.spea.pt/pt/estudo-e-conservacao/censos/censo-de-milhafres-mantas/

A SPEA agradece a participação de todos os voluntários nestes últimos 12 anos e apela a nova participação nesta 13ª edição.

Povoação, quarta-feira, 14 de março de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot