fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 6 de março de 2018

ESCOLAS PROFISSIONAL E EBS DA POVOAÇÃO REPRESENTADAS NO PARLAMENTO DOS JOVENS 2018

A Escola profissional Monsenhor João Maurício de Amaral Ferreira e a Escola Básica e Secundária Maria Isabel do Carmo Medeiros têm alunos em sua representação no Parlamento dos Jovens 2018, a decorrer na cidade da Horta, na Assembleia Legislativa Regional.

O Diretor Regional da Juventude destacou hoje, na Horta, o “interesse que os jovens Açorianos demonstram em promover a democracia, interessando-se pela vida pública e manifestando uma vontade clara de participar e influenciar as opções da sociedade”.

Lúcio Rodrigues, que falava na Assembleia Legislativa, onde decorre o Parlamento dos Jovens, salientou o empenho dos jovens 'deputados', bem como dos seus professores, por, “novamente, terem respondido com tanto entusiasmo ao desafio que este ano lhes foi colocado", numa referência ao debate sobre o tema 'A Igualdade de Género'.

O Diretor Regional desafiou os jovens a refletir sobre o tema, manifestando a convicção de que a geração atual irá “pugnar por uma sociedade em que a diferença de género deixe de ser uma temática discutida, seja em casa, no trabalho, na política, na cultura ou, até mesmo, no desporto”.

No âmbito da política, Lúcio Rodrigues admitiu que esta é "uma realidade que, na atualidade, ainda é predominantemente assumida por homens, pese embora as mulheres estejam a assumir, cada vez mais, cargos de liderança, seja a nível regional, nacional e mesmo internacional”.

Lúcio Rodrigues sublinhou a “importante problemática e o conjunto de desafios com que os decisores políticos se encontram confrontados”, que passam por “criar condições para que os jovens possam afirmar-se melhor como cidadãos solidários, responsáveis e ativos em sociedades plurais”.

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, organizada na Região numa parceria entre a Assembleia Legislativa e o Governo dos Açores, através das direções regionais da Juventude e da Educação.

O Governo dos Açores está ativamente envolvido neste projeto há quase duas décadas, desde o ano letivo de 1998/99.

Este ano, a sessão regional do Parlamento dos Jovens contou com 143 alunos, oriundos de 37 escolas do Ensino Básico, Secundário e Profissional.

Os vencedores desta sessão regional vão representar os Açores na sessão nacional, que terá lugar na Assembleia da República.

Ainda na Horta, decorreu segunda-feira a sessão regional do concurso 'Euroscola', que foi ganha pela Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico, representada pelas alunas Carlota Ávila e Inês Ponte, que vão representar os Açores na sessão nacional do concurso.

GaCS/TM

Povoação, terça-feira, 6 de março de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot