fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 30 de novembro de 2013

DINIS LUTA CONTRA TUMOR

Criança de 5 anos com tumor agressivo

João Dinis sofre de um tipo de tumor raro e agressivo

"O meu filho é um herói a lutar contra o cancro. É um milagre", realça Andreia Oliveira, mãe de João Dinis, um menino de cinco anos que sofre de um tipo de cancro agressivo e raro na cabeça. Há ano e meio, os médicos diagnosticaram-lhe um tumor teratoide rabdoide atípico. Desde então, João Dinis já foi operado duas vezes no Instituto Português de Oncologia de Lisboa, a 25 de junho e a 3 de dezembro de 2012.

No início de janeiro de 2013, o menino de cinco anos foi sujeito a tratamentos de radioterapia e quimioterapia. Os pais querem experimentar o tratamento à base de células dendríticas, na Alemanha, que será a última esperança para o João, que vive com os pais no Pinhal Novo.

"Os médicos disseram que não teria mais de um ano de vida e que não se sabia qual o impacto do tratamento. Não sabiam se ele iria resistir à quimioterapia. Disseram ainda que não havia mais tratamentos que ele pudesse fazer", contou ao CM Andreia Oliveira, sem esconder a alegria de ver o filho sobreviver aos tratamentos.

Durante meses, acrescentou a mãe, o filho mostrou-se uma criança alegre e a interagir com os outros meninos. Há cerca de duas semanas, e pela primeira vez em ano e meio, voltou ao infantário. Porém, pouco tempo depois, João Dinis teve vómitos e sentiu um cansaço fora do normal. Sintomas que alarmaram os pais. Temeram que o tumor tivesse reaparecido.

Para tirar as dúvidas, o João fez esta quinta-feira uma ressonância magnética que até estava marcada para dezembro. Os resultados deixaram a família feliz. "O tumor já não é visível e os tecidos à volta regeneraram", afirma Andreia Oliveira, que se mantém em alerta máximo devido aos prognósticos dos médicos: "Hoje está bem, mas amanhã pode não estar. Quem tem um tumor nunca fica curado, pois pode aparecer uma célula maligna que estava escondida".

Contando com a probabilidade do reaparecimento, os pais depositam agora a esperança numa cura com o tratamento das vacinas à base de células dendríticas. É uma terapia experimental, desenvolvida numa clínica da Alemanha, a que já recorreram outros portugueses.

O processo clínico de João Dinis já foi enviado para a Alemanha. No dia 28 de outubro, os médicos já fizeram uma primeira avaliação ao estado de saúde da criança. Falta agora enviar o resultado da ressonância magnética. Só então, os pais do João poderão levar o menino para uma nova avaliação. Será nesse momento que os médicos alemães vão dizer se é ou não necessário avançar com o tratamento.

Para ir às consultas, na clínica em Duderstadt, na Alemanha, e fazer os tratamentos, quando e se forem necessários, a família precisa de dinheiro. Para já conseguiu reunir 33 mil euros de donativos, mas ainda precisa de, pelo menos, mais 17 mil euros. Os tratamentos com as vacinas de células dendríticas custam em média cerca de 50 mil euros.

Cantores apoiam "causa justa"

É com "alegria" que o cantor Toy diz ter-se associado ao espetáculo, em prol do Dinis, que vai decorrer nos Bombeiros Voluntários do Pinhal Novo. "Estou certo de que esta é uma causa justa e vou cantar com muita honra", afirmou ao CM. Já o fadista António Pinto Basto, sensibilizado para o problema, afirma: "Não conheço o Dinis, mas acho que devemos ser solidários com causas semelhantes. Esta não é a primeira vez que o faço e espero que não seja a última".

Nikita também já confirmou a presença no concerto. "Vou lá estar. Cantarei o que for preciso para alegrar esse dia, que quero que seja de esperança".

Segurança das vacinas ainda por demonstrar

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) alertou em julho, que o único tratamento celular do cancro aprovado na União Europeia é o Provenge. É usado exclusivamente para tratar o cancro da próstata com metástases. No comunicado, o Infarmed adverte que está por demonstrar a eficácia e segurança das vacinas.

Fonte: Correio da Manhã, Por: Cristina Serra

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot