fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

TRAÇOS DA NOSSA HISTÓRIA: JACINTO MANUEL DE ARRUDA

O povoacense Jacinto Manuel de Arruda, antigo Presidente da Câmara e Recebedor do Estado. Lançou a primeira pedra e fez a inauguração dos Paços do Concelho da Povoação.

Não foi de braços caídos, nem sem graves incómodos, farto e exaustivo labor, que os povoacenses do fim do século passado, conseguiram a sua independência administrativa, desanexando do Concelho do Nordeste, a sua “Povoação Velha”, e elevando a Vila, a sede de Concelho.

Não foi tal.

Os nossos vizinhos nordestenses por nada queriam largar esta preciosa parcela do seu âmbito Concelhio. E faziam desesperados esforços para que esta lhes não escapulisse das mãos.

E por tal forma que, passados trinta anos, no discurso proferido pelo Presidente da Câmara, Jacinto Manuel Arruda (1), no solene ato da inauguração dos Paços do Concelho, naquele dia 4 de abril de 1869, ele disse:

“Chegou então a ephoca da nossa redempção e alguns patriotas empreenderam e conseguiram emancipar-se da dependência em que nos achávamos da Villa do Nordeste, para onde contribuíamos como colonos, sem nunca sermos contemplados no orçamento dos melhoramentos municipais.”

“Era triste o nosso estado n’esse tempo, em que a Povoação queria progredir, e só encontrava obstáculos da parte dos seus administradores.”     

(1)     Bisavô do Dr. José Pacheco Vieira, Inspetor de Saúde do Distrito de Ponta Delgada e do Dr. João Pacheco Vieira. Jacinto Manuel de Arruda faleceu na Povoação, a 28 de Setembro de 1904.


 Fonte: extraído do livro de Francisco Botelho, 1958.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot