fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de março de 2013

BALEIA DE 12 METROS DEU À COSTA NA ILHA DO PICO


Uma baleia-comum, com 12 metros de comprimento e um peso estimado de 15 toneladas, deu à costa no Cais do Mourato, na Ilha do Pico, ao final da tarde de quarta-feira, revelou a Direção Regional dos Assuntos do Mar.

O animal, pertencente ao grupo das baleias-de-barba, apesar de ser um espécimen com um tamanho apreciável, era ainda um jovem, dado que os adultos desta espécie têm habitualmente entre 18 a 22 metros.

Os trabalhos de análise e de encaminhamento do animal serão dirigidos pelo Parque Natural da Ilha do Pico e integrados na Rede de Arrojamento de Cetáceos dos Açores.

"Apesar do arrojamento de baleias-de-barba ser raro nos Açores, este acontecimento isolado e no meio de dias tempestuosos tem de ser considerado normal. Apesar disso, serão recolhidos indícios que possam apontar a causa de morte, para que fique afastada qualquer hipótese de anomalia ambiental", disse o Diretor Regional dos Assuntos do Mar, Frederico Cardigos.

Este é o segundo maior animal da Terra, apenas batido pela baleia-azul, podendo os maiores indivíduos atingir 26 metros de comprimento.

O seu mergulho atinge vulgarmente os 230 metros de profundidade, em apneias de 5 a 15 minutos.

Frederico Cardigos frisou que, "apesar do drama inerente à morte de um animal com este esplendor, o aspeto positivo é que assim confirmamos a presença destas espécies nos Açores, mesmo no período de final do inverno".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot