fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

domingo, 7 de março de 2021

3º VOLUME DO LIVRO VERSOS RELIGIOSOS DE MANUEL VENTURA DE MEDEIROS VAI SER PUBLICADO BREVEMENTE

Esta reedição do livro Versos Religiosos, de Manuel Ventura de Medeiros, que irá agora ser publicado, é o terceiro volume da coleção Poetas da Nossa Terra. Os dois primeiros foram as reedições do livro de Manuel Botelho, Saudades da Minha Terra (Água Retorta, 2017), e o de Luís Furtado Leite, Jardim de Flores Silvestres (Água Retorta, 2019). Isto não significa que não haja mais poetas em Água Retorta. Mas estes são os que tinham edições mais antigas e muito difíceis de encontrar.


Tal como já tinha acontecido com a reedição das Saudades da Minha Terra, a que acrescentei o subtítulo tirado do livro |POR DEUS ME FOSTE ESCOLHIDA. TENHO-TE SEMPRE AMIZADE|, também agora o faço nesta reedição com o subtítulo |DA CRIAÇÃO DO MUNDO ÀS SALVAS A MARIA SANTÍSSIMA|, que corresponde, precisamente, ao início e fim dos poemas. Penso que, assim, o título fica mais rico, pois conduz o leitor ao conteúdo da obra.


Como é sempre aconselhável, foram seguidos os seguintes critérios nesta edição:

- Atualizou-se a ortografia de acordo com a norma vigente, mantendo tanto os regionalizamos como as expressões de origem erudita e popular usadas pelo poeta;


- Corrigiram-se lapsos de ortografia e pontuação;


- Respeitaram-se as formas grafadas de duas maneiras;


- Colocaram-se algumas notas de rodapé ao longo dos poemas, explicando o sentido de palavras menos comuns;


- Respeitou-se a grafia original das referências bibliográficas, conforme as edições utilizadas.


Seria injusto da minha parte não agradecer toda a colaboração que recebi - e toda ao preço da amizade - da Professora Fátima Ribeiro de Medeiros. Para evitar qualquer suspeita, digo que não é minha “irmã de sangue”, Está no lugar de neta do autor. Sem o texto para a Introdução, por ela redigido a meu pedido, esta edição ficaria muito mais pobre. Sem a sua competência e ajuda na formação, revisão e proposta de critérios, tudo ficaria menos valorizado. Por isso, o meu BEM HAJA!


Agradecimento também ao senhor Eng.º Silvério Machado (bisneto do autor), sobretudo pela genealogia.


Finalmente, o nosso obrigado à Junta de Freguesia de Água Retorta, sempre pronta para colaborar quando o que está em causa é a valorização da nossa cultura.


Octávio Henrique Ribeiro de Medeiros



1 comentário:

  1. Estimados Senhores,
    será que me podem indicar como poderei obter um volume desta obra?
    Muito obrigado,

    ResponderEliminar

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot