Esta reedição do livro Versos Religiosos, de Manuel Ventura de Medeiros, que irá agora ser publicado, é o terceiro volume da coleção Poetas da Nossa Terra. Os dois primeiros foram as reedições do livro de Manuel Botelho, Saudades da Minha Terra (Água Retorta, 2017), e o de Luís Furtado Leite, Jardim de Flores Silvestres (Água Retorta, 2019). Isto não significa que não haja mais poetas em Água Retorta. Mas estes são os que tinham edições mais antigas e muito difíceis de encontrar.
Tal como já tinha acontecido com a reedição das Saudades da Minha Terra, a que acrescentei o subtítulo tirado do livro |POR DEUS ME FOSTE ESCOLHIDA. TENHO-TE SEMPRE AMIZADE|, também agora o faço nesta reedição com o subtítulo |DA CRIAÇÃO DO MUNDO ÀS SALVAS A MARIA SANTÍSSIMA|, que corresponde, precisamente, ao início e fim dos poemas. Penso que, assim, o título fica mais rico, pois conduz o leitor ao conteúdo da obra.
Como é sempre aconselhável, foram seguidos os seguintes critérios nesta edição:
- Atualizou-se a ortografia de acordo com a norma vigente, mantendo tanto os regionalizamos como as expressões de origem erudita e popular usadas pelo poeta;
- Corrigiram-se lapsos de ortografia e pontuação;
- Respeitaram-se as formas grafadas de duas maneiras;
- Colocaram-se algumas notas de rodapé ao longo dos poemas, explicando o sentido de palavras menos comuns;
- Respeitou-se a grafia original das referências bibliográficas, conforme as edições utilizadas.
Seria injusto da minha parte não agradecer toda a colaboração que recebi - e toda ao preço da amizade - da Professora Fátima Ribeiro de Medeiros. Para evitar qualquer suspeita, digo que não é minha “irmã de sangue”, Está no lugar de neta do autor. Sem o texto para a Introdução, por ela redigido a meu pedido, esta edição ficaria muito mais pobre. Sem a sua competência e ajuda na formação, revisão e proposta de critérios, tudo ficaria menos valorizado. Por isso, o meu BEM HAJA!
Agradecimento também ao senhor Eng.º Silvério Machado (bisneto do autor), sobretudo pela genealogia.
Finalmente, o nosso obrigado à Junta de Freguesia de Água Retorta, sempre pronta para colaborar quando o que está em causa é a valorização da nossa cultura.
Octávio Henrique Ribeiro de Medeiros
Estimados Senhores,
ResponderEliminarserá que me podem indicar como poderei obter um volume desta obra?
Muito obrigado,