fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 17 de março de 2021

AZÁLEAS, AS RAINHAS DO JARDIM

Foto de: Um Olhar Povoacense

Muitas vezes quantos de nós não paramos um pouco para admirar a beleza da natureza e de toda a sua majestosidade que se traduz em aromas, sons, sabores e cores. Quando nos dedicamos a zelar pela mãe natureza é porque simplesmente reconhecemos como ela é fornecedora de tudo aquilo que usufruímos de forma direta e indireta.

A primavera está chegando e com ela o florescimento de muitas qualidades de flores que dão vida e cor a qualquer local onde estejam plantadas.

Foto de: Um Olhar Povoacense

Num encontro casual de poucos minutos com o chefe dos jardineiros da Câmara Municipal da Povoação, João Martins, este apontou para o Jardim da Censura e orgulhosamente disse. Já viste aqueles dois pés de Azáleas vermelhos. Olhei…, esbocei um sorriso e perguntei o que tinham de especial. Resposta: “o normal pelas nossas bonitas estradas e jardins é verem-se Azáleas em tons de rosa, estas que ali estão são vermelhas e pouco usual de se ver por aí”.  

Fotografamos umas e outras e vejam a diferença de cor

As azáleas são originárias do Japão e da China, e as suas flores são o símbolo da feminilidade, e possuem como significado a elegância, felicidade e a alegria de amar. São muito apreciadas no Japão e largamente difundidas em Portugal. São uma espécie com muitas subespécies e com cores de flores muito diversificadas.

Foto de: Um Olhar Povoacense

As plantas nativas foram melhoradas geneticamente na Holanda e Bélgica e hoje, nas azáleas comercializadas, encontram-se flores de coloração vermelha, rosa, roxa, branca e combinações mescladas destas cores.

Foto de: Um Olhar Povoacense

A tradução literal do grego “azálea” significa “seco”. Porque a azálea antes de florescer parece mais um arbusto com alguns ramos secos. Durante muito tempo os botões da azálea permanecem semifechados, como se estivessem a esconder a beleza dos olhares das pessoas. Mas depois florescem em cores vivas. Cada pé de azálea pode conter cerca de 500 flores, que duram cerca de 18 dias. Mas todas as plantas dão flor durante dois meses a dois meses e meio.

Foto de: Um Olhar Povoacense

Um dos segredos do seu sucesso é que a floração ocorre justamente nos meses de Inverno e traz um pouco de colorido num período em que a maioria das plantas se encontra em repouso.

Foto de: Um Olhar Povoacense

Curiosidade:

A Azálea é relacionada com a deusa Minerva, deusa da sabedoria, da razão, das artes e da guerra.

Foto de: Um Olhar Povoacense

Foto de: Um Olhar Povoacense

Fontes: Revista Jardins e A Folha do Vale


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot