fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 27 de março de 2021

VIOLA DA TERRA DEIXOU SAUDADES NA “III MOSTRA INTERNACIONAL DE VIOLAS DE ARAME DO BRASIL”

Rafael Carvalho

A “III Mostra de Violas de Arame do Brasil” decorreu de 25 a 27 de Março numa edição especial, Minas – Portugal, em formato online, e onde a Viola da Terra participou pela primeira vez.


Durante 3 dias foras horas e horas de programação onde a Viola de Arame de Portugal e do Brasil foi apresentado por alguns dos seus mais renomeados executantes e representantes.


Rafael Carvalho apresentou a Viola da Terra ao público do Brasil, escolhendo um repertório ligado à tradição popular, trazendo o “Pezinho Velho” e o toque da “Desgarrada”, passando pela “Saudade” e a sua grande relação à Viola, à Emigração, e aos Corações da Viola: o que parte e o que fica. No seu Concerto, do passado dia 26 de Março, Rafael Carvalho finalizou com a “Chamarrita Zaragateira”, Tradicional de Santa Maria, num arranjo seu onde combina o ponteado com o polegar com o rasgado.

Apesar de já ter quase duas dezenas de temas originais gravados o músico Açoriano optou por apresentar um repertório mais ligado à tradição e às técnicas tradicionais do instrumento, para mostrar a realidade, riqueza e contexto da Viola nos Açores.


A Mostra encerrou neste sábado, dia 27 de Março, com as Palestras, onde os músicos falaram das afinações de cada Viola, dos toques mais característicos, do contexto e repertório existente. Mais uma vez, dos Açores, Rafael Carvalho falou da Viola de 12 e 15 cordas dos Açores, das técnicas do Polegar, Indicador e Rasgado existentes nas diferentes Ilhas, e da vitalidade actual da Viola e até o seu ensino nos Conservatórios da Região.

Chico Lobo

Das diversas palestras compreendeu-se que há um grande trabalho actual de revitalização da nossa Viola de Arame, em Portugal e no Brasil, quer no ensino e construção, mas também na criação de novo repertório e na conquista de novos públicos. Acima de tudo insistiu-se que é importante manter essa comunicação entre as Violas e seus intervenientes, pois só assim, em conjunto, a luta pela valorização das violas poderá ser mais forte.


O evento, produzido pela Viola Brasil Produções, contou com Chico Lobo, Fernando Sodré, Rodrigo Delage, e Wilson Dias, com a “Viola Caipira” do Brasil. De Portugal os músicos Pedro Mestre com a Viola Campaniça, Roberto Moniz com a Viola de Arame Madeirense e Rafael Carvalho com a Viola da Terra dos Açores.


Se a pandemia permitir pretende-se dar continuidade ao Encontro de Violas de Arame, no final do ano, no Alentejo, mas, antes disso, a Associação de Juventude Viola da Terra pretende concretizar um evento online, com várias Violas de Arame, antes do final do Verão.


Podem rever aqui a a Sessão de Abertura:


https://www.youtube.com/watch?v=ATpLEe_lIUU

Podem rever aqui o nosso Concerto:

https://www.youtube.com/watch?v=lXONJ4GhYAQ

Podem rever aqui as Palestra:

https://www.youtube.com/watch?v=RztnnYDGvR


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot