fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

ORQUESTRA DE VIOLAS DA TERRA É IMPORTANTE COMPLEMENTO À FORMAÇÃO DAS ESCOLAS DE VIOLAS


A Orquestra de Violas da Terra fez o seu estágio e Concerto anual no passado sábado, dia 26 de Outubro, no Auditório Luís de Camões. Cerca de 25 tocadores de Viola da Terra, das várias Escolas de Violas da Ilha e de Grupos Folclóricos, apresentaram em palco 12 modas do Cancioneiro Açoriano, de várias Ilhas dos Açores.

O evento contou com a participação especial de Ana Paula Andrade no Piano, Carolina Constância no Violino, Gianna De Toni no Contrabaixo e Sílvia Oliveira, sob a Direcção Musical de Rafael Carvalho.

A Orquestra surge em 2011 com o objectivo de promover a troca de conhecimentos entre as diversas Escolas de Violas da Ilha e, ao mesmo tempo, nos momentos de estágio, promover a formação em algumas áreas técnicas da execução do instrumento.
Todos os anos vão sendo acrescentadas novas modas ao repertório trabalhado, com arranjos próprios da Orquestra, obrigando os seus elementos a saírem da sua zona de conforto expandindo os seus conhecimentos. Ao mesmo tempo, há elementos da Orquestra que só tocam em público, uma vez por ano, integrados na mesma.

Neste sentido, nos 8 anos de existência da Orquestra, esta tem sido um importante contributo para complementar a formação dada nas Escolas de Violas e a partilha de conhecimentos existente nos Grupos Folclóricos, promovendo uma relação intergeracional e entre escolas que não existia nos Açores.

Em 2021 a Orquestra comemorará os seus 10 anos de existência e o seu Director Musical já sonha em assinalar a data com a participação de vários tocadores de Viola da Terra de outras Ilhas dos Açores, no sentido de dar os passos para a eventual criação da Orquestra de Violas dos Açores. 2020 será o ano para preparar a concretização desta ideia.
A Orquestra de Violas da Terra é uma produção anual da Associação de Juventude Violas da Terra e contou, este ano, com o apoio da Direcção Regional da Cultura e Direcção Regional da Juventude, e com a colaboração do Conservatório Regional de Ponta Delgada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot