fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

MUSEU MUNICIPAL DE VILA FRANCA DO CAMPO COMEMOROU O “DIA DA VIOLA DA TERRA”

O dia 2 de Outubro foi escolhido como data para se celebrar, anualmente, o “Dia da Viola da Terra” nos Açores e Comunidades Açorianas. Várias Ilhas dos Açores estão a desenvolver actividades em torno deste dia e que se estenderão, para já, de 28 de Setembro a 13 de Outubro.
Hoje, “Dia da Viola da Terra”, a Associação de Juventude Viola da Terra, em parceria com o Museu Municipal de Viola Franca do Campo, organizou um dia diferente, recebendo cerca de 3 dezenas de alunos da Escola de Vila Franca do Campo. 

A iniciativa contou com uma visita guiada, orientada pela funcionária do Museu, à exposição “A Arte dos Violeiros”, onde estão expostas as várias fases de construção de uma Viola: dos moldes, madeiras, embutidos e cordas até chegar ao produto final. 
Seguiu-se depois a visita à exposição “Cordas Açorianas” onde os alunos e seus professores puderam ver Violas da Terra de diferentes construtores e de outras Ilhas dos Açores. Chamou-se à atenção para as diferenças nos embutidos, nas cravelhas (afinadores), e ainda no formato dos cavaletes. Para além disso referiu-se a grande ligação da viola à cultura popular Açoriana e a sua grande presença nas comunidades Açorianas espalhadas um pouco por todo o mundo. 
Depois dos alunos terem podido observar a viola em “contexto de museu” foi altura de assistirem a um momento musical em viola da terra e poderem constatar a vivacidade da mesma pela sonoridade das suas Cordas. O momento musical foi muito especial uma vez que contou com a presença de 2 músicos Vilafranquenses: Carlos Estrela, funcionário do Museu, tocador de Viola e de Guitarra Clássica há muitas décadas, interpretou “Doce Esperança” e “Irró”. Seguiu-se Guilherme Rodrigues, de 12 anos, que frequenta o 3.º Grau do Curso de Viola da Terra no Conservatório Regional de Ponta Delgada. No final os músicos tocaram a “Merceana” em conjunto, sempre acompanhados ao Violão. 
Para terminar a sessão alguns alunos estiveram experimentando a Viola da Terra, seguindo-se uma distribuição de ofertas a todos e a foto de família.
Ficou ainda a vontade da Associação de Juventude Viola da Terra e da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, em colaboração com o Museu, de se organizarem mais alguns eventos/workshops no sentido de tentar revitalizar a prática da Viola da Terra naquele Concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot