fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

LUSCO-FUSCO FEST NA ILHA DO CORVO: UMA NOITE DIFERENTE PARA SALVAR AS AVES MARINHAS

As aves marinhas são o grupo de aves mais ameaçado do mundo, em particular pelas capturas acessórias, predadores introduzidos, destruição de habitat, alterações climáticas, lixo marinho e a poluição luminosa.

No próximo dia 1 de novembro a ilha do Corvo desenvolverá uma iniciativa pioneira para a proteção das aves marinhas e do céu nocturno reduzindo totalmente a sua poluição luminosa com um apagão geral da iluminação pública: o Lusco-Fusco Fest. Associado a este apagão serão realizadas um conjunto de atividades desde a habitual brigada diária pela Vila do Corvo para salvar juvenis de cagarros encadeados, a ações que contam com a participação de diversos voluntários e com o apoio do Bar dos Bombeiros do Corvo (BBC).

Esta iniciativa da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), Câmara Municipal do Corvo e Parque Natural de Ilha do Corvo, será realizada no âmbito do projeto Interreg LuminAves que tem como objectivo principal mitigar o impacto da poluição luminosa nas aves marinhas e desenvolver uma estratégia de mitigação para esta ameaça ao nível da Macaronésia.

Estratégia esta que tem em conta o impacto desta ameaça sobre as aves marinhas e também a política de eficiência energética, ficando sempre patente que ambas devem ser avaliadas em sinergia, dada a importância que a região tem para estas espécies e as metas de conservação e turismo sustentável almejados.

O Festival Lusco-Fusco associado a um apagão geral da iluminação pública na ilha do Corvo, das 21h às 5h da manhã, pretende sensibilizar a população e servir de exemplo e incentivo para outros municípios dos Açores, de modo a reduzir o encandeamento das aves além das Campanhas de resgate, facilitando o seu regresso ao mar e a sua sobrevivência.

Esta iniciativa junta-se a outras iniciativas que a Câmara Municipal do Corvo tem vindo a desenvolver desde 2017, nomeadamente o desligar da iluminação pública durante os períodos mais críticos na campanha SOS Cagarro (período de maiores quedas), que este ano será alargada ao período entre a 1h e 5h da manhã.

A SPEA promove também outras iniciativas, com a parceria do Parque Natural de Ilha do Corvo, como a campanha SOS Estapagado. Através desta campanha, nos últimos 10 anos durante o mês Agosto, salvou-se esta outra ave marinha, mais pequena e desconhecida nos Açores, mas que também sofre de encadeamento, contribuindo para tornar a ilha do Corvo num santuário para as aves marinhas.

Por este motivo, a SPEA, a Câmara Municipal do Corvo, o Parque Natural de ilha do Corvo e o Bar dos Bombeiros (BCC) convidam a toda a população a juntarem-se e participarem no Lusco-Fusco Fest pelas aves marinhas!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot