Foto de: Um Olhar Povoacense |
Ponte Nova, esta memória povoacense por tantos já fotografada, sejam eles de cá ou de lá, turistas nacionais ou estrangeiros, decerto continuarão a correr o mundo... só que desta feita com outra perspetiva.
Está a ser renovada e paulatinamente se vai vendo a transformação desta ponte, que não agrada a uns e a outros agrada.
Foto de: Um Olhar Povoacense |
A Ponte Nova foi construída em dois arcos com espigão a meio que assenta em rocha maciça, onde aliás também assenta a casa, rocha esta, conhecida por ignimbrito da Povoação.
Esta mesma ponte permitiu aos povoacenses a circulação sobre a ribeira do Engenho que corre entre a Lomba do Botão e a Lomba do Pomar e desagua na margem direita da ribeira do Purgar que corre entre a Lomba do Loução e a Lomba do Pomar. É imediatamente a jusante (abaixo) desta Ponte Nova que as águas das duas ribeiras se encontram e formam o caudal permanente da ribeira da Vila.
Foto de: Um Olhar Povoacense |
A Ponte Nova permitiu a passagem entre o núcleo urbano da Vila da Povoação e o Bairro Visconde do Botelho, o Bairro da Caridade e o Pé do Salto, bem como a ligação às Freguesias situadas a leste da Vila.
Construída pelos cabouqueiros do Concelho da Povoação, homens de saber e experiência, hoje é uma miragem de outros tempos. A inovação sobrepôs-se a tudo o resto.
Foto de: Um Olhar Povoacense |
Não tarda nada uma nova ponte estará no lugar da Ponte Nova, uma estrutura moderna e renovada, com via alargada, pomposamente inaugurada debaixo de um estonteante coro de aplausos e rasgados sorrisos.
Sem comentários:
Enviar um comentário