fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 22 de outubro de 2019

GOVERNO REGIONAL E CASA DOS AÇORES DO NORTE APOIAM UTENTES EM TRATAMENTO EM COMUNIDADE TERAPÊUTICA NO CONTINENTE

A Secretaria Regional da Saúde e a Casa dos Açores do Norte assinaram hoje, em Angra do Heroísmo, um protocolo de colaboração para garantir apoio aos utentes com comportamentos aditivos e dependências que sejam referenciados para internamento no Norte do país.

"Conhecendo as acentuadas fragilidades destes cidadãos e o isolamento em que muitos se encontram quando encaminhados para tratamento no continente, sem rede de suporte familiar e social e desenraizados das suas comunidades, o Governo Regional estreita a cooperação entre família, entidades referenciadoras e comunidades terapêuticas", salientou a Secretária Regional da Saúde.


O objetivo consiste em dar suporte durante a estada, mas também apoiar a preparação e o acompanhamento do processo de regresso à vida ativa e em comunidade, "sempre com o objetivo de facilitar a reinserção e prevenir a recaída", salientou Teresa Machado Luciano.

O Governo Regional pretende, segundo a governante, que "todos acedam de forma equitativa a diferentes modelos de intervenção e respostas, no âmbito do tratamento e reabilitação, sejam elas implementadas nos Açores ou fora da Região".

"É conhecido que o internamento, quando em afastamento geográfico de todas as referências do quotidiano, resulta muitas vezes no abandono do tratamento, por isso estão em implementação ações facilitadoras da adesão e da reinserção pós-tratamento e devolução à comunidade", frisou Teresa Machado Luciano, acrescentando que o objetivo é "estar presente quando todo e qualquer Açoriano precisar"..
Através deste protocolo, a Casa dos Açores do Norte deverá acompanhar os utentes deslocados do Serviço Regional de Saúde com problemas de comportamentos aditivos e dependências, referenciados para tratamento em regime de internamento em comunidades terapêuticas na região Norte do país.

No âmbito do primeiro dia da visita do Governo à ilha Terceira, a Secretária Regional da Saúde visitou também a Associação de Dadores de Sangue de Angra do Heroísmo, onde deixou um apelo à dádiva de sangue e de medula óssea, salientando que se trata de “uma forma de salvar vidas ao alcance de todos”.

A ilha Terceira tem cerca de 1.200 dadores de sangue, considerando a Secretária Regional que “é essencial que toda a comunidade se mobilize para a dádiva de sangue e medula óssea”.
No âmbito desta visita à Terceira, Teresa Machado Luciano esteve também reunida com a Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo, onde referiu a rápida e pronta resposta aquando da passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, no início do mês de outubro, sublinhando o compromisso do Governo Regional em dotar a corporação com os meios necessários à proteção de pessoas e bens.

Por outro lado, numa visita à Casa Solidária Fernanda Trindade, destacou as “excelentes condições oferecidas”, num momento de “particular vulnerabilidade de utentes e suas famílias”.

A Casa Solidária Fernanda Trindade aloja e apoia doentes deslocados de outras ilhas para tratamento e intervenções médicas no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, dispondo de capacidade para acolhimento diário de 12 utentes, entre doentes e acompanhantes.


GaCS/SRS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot