fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

DIA DA MÚSICA CELEBROU A VIOLA DA TERRA NO NORDESTE

Ontem, dia 1 de Outubro, o Centro Municipal de Actividades Culturais do Nordeste recebeu um concerto no Dia Mundial da Música integrado nas Comemorações do Dia da Viola da Terra da Ilha de São Miguel. 
O concerto foi muito diversificado contando com 3 apresentações musicais. José Manuel Furtado e Rodrigo Furtado, naturais do Nordeste, abriram o serão com 2 modas tradicionais e ainda um fado que adaptaram para versão instrumental da Viola da Terra. Estes tocadores, pai e filho, são dos raros tocadores de Viola do Concelho do Nordeste pelo que se tem tentado realizar alguns eventos no Nordeste no sentido de revitalizar o interesse pela aprendizagem do instrumento.

A Escola de Violas da Relva, que comemora este ano 30 anos da sua fundação, apresentou o seu “hino”, o tema “A Malva”, seguindo-se mais algumas modas tradicionais e, ainda, uma música do “teatro de revista” que era comum existir na Relva nas primeiras décadas do séc. XX. 6 tocadores da Escola de Violas da Relva apresentaram-se pela primeira vez no Centro Municipal de Actividades Culturais do Nordeste. 
O trio “Musica Nostra” também fez a sua estreia naquele espaço. Constituído por Ana Medeiros, no Violão e Voz, Rafael Carvalho e Ricardo Melo na Viola da Terra, apresentaram modas do cancioneiro regional com arranjos do grupo. Também interpretaram músicas de Zeca Medeiros, Benito Cabrera, Carlos Sousa e José Francisco Costa, e músicas de Carlos Paredes que trouxeram para o repertório da Viola da Terra. 
Foi neste contexto de festa, com inúmeros intérpretes da nossa Viola da Terra, com repertórios e abordagens musicais diversificadas, e no meio de um público caloroso e atento, que se celebrou o Dia da Música de modo diferente, tendo a Viola da Terra como base.
As comemorações do Dia da Viola da Terra decorrem pela primeira vez no nosso Arquipélago e terão eventos em, pelo menos, 7 ilhas dos Açores. Em São Miguel finalizam a 2 de Outubro com um concerto pelas 21:00 no Teatro Micaelense. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot