fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

CÂMARA DA POVOAÇÃO DESENVOLVE ATIVIDADES SEMANAIS COM IDOSOS DO MUNICÍPIO

As tardes dos grupos dos “Idosos Ativos” do Concelho da Povoação contam com um novo entusiasmo. A Câmara Municipal investiu em instrumentos musicais de percussão como forma de dinamizar as sessões de música, pretendendo promover o bem-estar, a motricidade, a memória, a flexibilidade de pensamento e a diversão dos idosos. Diz-se que o contato com instrumentos musicais incentiva o aumento da produção de hormonas, amplia os níveis de energia, facilita o ganho de massa muscular, previne osteoporose e diminui o stresse.

No município da Povoação, o Projeto “Idosos Ativos” existe desde 2012, por iniciativa do Gabinete de Ação Social da autarquia, que promove atividades para o público mais idoso, tendo como principal objetivo o combate ao sedentarismo e a melhoria da qualidade de vida destes seniores. O projeto consiste em, pelo menos uma vez por semana, levar uma atividade que pode variar entre a música e o canto, educação física, trabalhos manuais, dinâmicas de grupo e acompanhamento psicológico individualizado e em grupo, a cada freguesia onde esteja formado um grupo de “Idosos Ativos”.

O Projeto “Idosos Ativos” conta, neste momento, com cerca de 100 elementos (homens e mulheres) com idades compreendidas entre 50 e 90 anos, das freguesias da Ribeira Quente, das Furnas, de Nossa Senhora dos Remédios e da Lomba do Botão.

Desde 2016 que anualmente a autarquia organiza um convívio com todos os grupos, promovendo a sua interação, nomeadamente através do desenvolvimento de atividades conjuntas e na exposição de alguns trabalhos desenvolvidos durante o ano. Este convívio anual é igualmente aberto aos idosos que não estejam integrados nos grupos de “Idosos Ativos”, de modo a que se sintam atraídos para o projeto, pois a equipa de técnicos que acompanha os grupos já organizados pretende também combater a solidão e o isolamento dos restantes idosos, aspirando, assim, ter o projeto em funcionamento em todas as freguesias do concelho “Mais Lindo dos Açores”.

E.M./Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot