fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 7 de maio de 2019

REVERENDO JOÃO JACINTO FURTADO MENDONÇA FILHO DA FREGUESIA DE FURNAS

Nasceu nas furnas no dia 12 de Janeiro de 1955
Filho de João Pacheco Mendonça e de Maria da Conceição de Sousa Furtado, neto paterno de Manuel de Amaral Mendonça e de Maria da Estrela Pacheco e materno de Francisco Furtado Quieto e de Cristina Furtado.

Foi batizado na igreja paroquial de Furnas, pelo Pe. Afonso Carlos Arruda Quental, no dia 30 de Janeiro de 1955 (nº 8, fl s. 51 v.), sendo seus padrinhos José Pacheco Elizardo e sua esposa Rosa Ferreira de Melo.

Recebeu o Sacramento do Crisma na mesma igreja paroquial no dia 16 de fevereiro de 1964. Foi Ordenado Diácono no Seminário de Santo Agostinho, Toronto, a 9 de Janeiro de 1983, tendo sido Ordenado de Presbítero na Catedral de São Miguel, Toronto, a 24 de Setembro de 1983.

Frequentou a Escola Primaria das Furnas.

Em Novembro de 1966, emigrou com a família para cidade de Fall River (E.U.A. no Estado de Massachusets). Aqui confinou os seus estudos num liceu e depois no Bristol Community College, tendo ingressado posteriormente no St. John Seminairy College (universidade), onde terminou o grau de bacharel em Filosofia e em Artes. Iniciou a sua formação teológica na Universidade de St. John em Nova Iorque (E.U.A.), ligada a Congregação dos Scalibrianos e prosseguiu os seus estudos teológicos na Escola de Teologia de Toronto (Canadá), enquadrada ao Seminário de S.to Agostinho, na arquidiocese de Toronto.

Foi Ordenado Diácono no Seminário de Santo Agostinho, Toronto, a 9 de Janeiro de 1983, tendo recebido a Ordenação Presbítero na Catedral de São Miguel, Arquidiocese de Toronto, a 24 de Setembro de 1983 pelo Cardeal Carter, ficando desde logo incardinado nesta Arquidiocese.

Atividade Pastoral:

Serviu vários anos algumas paróquias da Diocese de London (Ontário), e durante algum tempo outras paróquias da Arquidiocese de Boston (E.U.A.), tendo depois regressado à Arquidiocese de Toronto.

Entre outras funções que desempenhou durante vários mandatos, é de realçar os cargos de Responsável do Conselho Pastoral Português e ouvidor de uma das zonas pastorais da Arquidiocese de Toronto, funções que ainda ocupa atualmente.
Fonte: Clero da Ouvidoria da Povoação de Octávio Henrique Ribeiro de Medeiros (2ª Edição revista e atualizada, ano de 2014).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot