fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 15 de maio de 2019

CÂMARA DA POVOAÇÃO ASSINALA DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS NO MUSEU DO TRIGO

Para comemorar o Dia Internacional dos Museus, a Câmara Municipal da Povoação convida todos os interessados a fazer uma visita guiada ao Museu do Trigo de São Miguel, localizado entre as Lombas do Alcaide e Loução, no dia 18 de maio, entre as 11 e as 16 horas.
Quem visitar, neste dia, este edifício, recuperado para honrar o passado das gentes das Lombas, a sua cultura e as suas vivências, terá a possibilidade de desfrutar de uma visita personalizada como também receberá um pequeno brinde como lembrança.

Recorde-se que o Museu do Trigo, antigamente designado de “Engenho”, foi inaugurado a 31 de julho de 2004, numa ação concertada entre a Câmara da Povoação e a Universidade dos Açores. Inicialmente foi construído por volta de 1854, funcionando, também, durante algum tempo, como moagem. Foi uma ideia trazida da Alemanha por um emigrante, natural da Lomba do Loução, com o propósito de servir, em particular, os concelhos de Povoação e Nordeste.

A recessão cerealífera que se fez sentir por toda a ilha, em meados do séc. XX, fez com que o edifício ficasse dotado ao abandono, permanecendo assim por mais de duas décadas. Em 1995, a Câmara Municipal da Povoação adquiriu o conhecido Engenho com o propósito de o reconstruir e transformá-lo em Museu Etnográfico. A sua reconstrução manteve-se fiel à traça original, portas e janelas feitas em criptoméria, havendo apenas algumas alterações interiores, (escadas), com a finalidade de melhorar os acessos às diversas divisões. 
A 31 de Julho de 2004, o outrora Engenho da Lomba do Loução, abriu as portas como Museu Etnográfico do Trigo, único na Ilha de São Miguel. Desde essa data tem funcionado todos os dias do ano com o seguinte horário semanal: de segunda a sexta, das 9 às 17 horas e sábado, domingo e feriados, das 11 às 16 horas.

No ano de 2018, este espaço dedicado à história do trigo e, em especial, às gentes das Lombas, recebeu a visita de 1.837 visitantes, locais e estrangeiros.

E.M./Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot