fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 16 de abril de 2019

PROCISSÃO DO SENHOR DOS PASSOS EM DOMINGO DE RAMOS NA VILA DA POVOAÇÃO (VÍDEO)


Realizou-se no passado domingo a Procissão de Ramos e do Senhor dos Passos na Vila da Povoação

Foto de: Um Olhar Povoacense
O domingo de Ramos é celebrado no domingo antes da Páscoa. Esta festa cristã comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento da vida de Jesus mencionado nos quatro evangelhos canônicos. Na liturgia romana, este dia é denominado de "Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor.

Como forma de lembrar a data, nós católicos levamos ramos para a missa para serem benzidos.

Foto de: Um Olhar Povoacense
A procissão de ramos saiu da Santa Casa da Misericórdia da Povoação, que tem como padroeiro o Senhor dos Passos, em direção à Igreja Matriz, transportando cada paroquiano um galho de palma que foram benzidos na celebração eucarística do meio-dia e meia.

Foto de: Um Olhar Povoacense
Este domingo de ramos foi friorento, mas, graças a Deus sem chuva até ao recolher da procissão do Senhor dos Passos.

Eram 18h00 quando se deu início à organização da procissão na Igreja Matriz, sendo novidade a saída da imagem de Nossa Senhora das Dores. O andor com a imagem de Nossa Senhora das Dores foi transportado na passada sexta-feira de encontro à comunidade paroquial de Nossa Senhora dos Remédios, regressando neste domingo de ramos e de Passos à Vila. O andor foi enfeitado pela comunidade cristã da paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, chegando à vila transportado por uma carrinha também ela enfeitada para o efeito. O andor de Nossa Senhora das Dores, desta feita, em vez de sair da Igreja de Nossa Senhora do Rosário como era costume, saiu junto da Escola Básica acompanhado pela comunidade cristã de Remédios, trazendo consigo a Banda Filarmónica Sagrado Coração de Jesus do Faial da Terra. Foram em procissão até ao Largo do Município onde se deu o encontro da Mãe com o seu Filho carregando a cruz a caminho do calvário.


O encontro no Largo do Município é o momento mais aguardado por quem assiste a esta encenação dramática do sofrimento de Jesus por todos nós. O Ouvidor Padre Ricardo Pimentel proferiu o sermão da varanda da Associação Cultural e Desportiva do Concelho da Povoação diante dos paroquianos atentos e enternecidos, em total respeito e devoção ao momento litúrgico.
Foto de: Um Olhar Povoacense
De salientar que a comunidade viu e sentiu o esforço do jovem pároco João Ponte em reavivar esta tradição religiosa, que, infelizmente vinha-se a perder com a diminuição dos quadros representativos dos Passos de Jesus a caminho do calvário. Este ano surgiram novos Passos, sendo sete os passos ao longo do percurso da Santa Procissão que percorreu as principais artérias desta Vila.
Foto de: Um Olhar Povoacense
Também é de evidenciar a união das nossas paróquias, sendo cada vez mais de relevante importância a sua envolvência conjunta, pois os dias que correm assim o exigem. A juventude e dinâmica dos nossos Párocos, Ouvidor Padre Ricardo Pimentel, Padre João Ponte e Padre André de Resendes, é uma dádiva divina para a Ouvidoria de Povoação, saibamos nós verdadeiros cristãos aproveitar e agradecer.    
Foto de: Um Olhar Povoacense
Por último e não menos importante é o apelo à nossa comunidade mais jovem, que cada vez menos vemos seguir as nossas tradições, bem como, a sua envolvência religiosa tornou-se diminuta. É verdade que os tempos que correm são outros, mas não justificam tudo e não serve de desculpa para nada. Gostaríamos de os ver com maior presença e regularidade a seguir Jesus e a demonstrar a sua fé de forma genuína, sem preconceitos, seguindo a exemplo dos seus antepassados o respeito pelo próximo e por Deus Pai o Criador.


(Para visualizar os vídeos na máxima qualidade selecione na rodinha em forma estrelada no canto inferior direito do vídeo - 1080p HD)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot