A importância da proteção e promoção da diversidade das
expressões culturais, nas quais se inserem as artes e ofícios tradicionais
portuguesas, é patenteada por uma convenção da Unesco, reconhecendo-as com um
dos pilares e motores do desenvolvimento das comunidades, povos e nações.
De facto o
artesanato tem uma relação indissociável com os territórios de onde provém,
refletindo a sua fisionomia e diferenciando-os, constituindo, no seu todo, um
fator identitário do País que cabe preservar e promover.
Esta realidade é espelhada pelo facto de muitos produtos artesanais serem os embaixadores desses lugares, concelhos e regiões. Podendo ser citados, os Ovos-moles de Aveiro, o Galo de Barcelos, os Bordados de Viana, da Madeira ou ilha de S. Miguel, a o Empedrado de Nisa, a Empreita da Palma Algarvia, os Bonecos de Estremoz, os Tapetes de Arraiolos, os Bombons de Lavacolhos, o Barro Preto de Molelos ou de Bisalhães, as Rendas de Bilros de Vila do Conde e de Peniche, a Olaria de Moncarapacho ou de Porches, a Cerâmica de S. Pedro Corval, os Chocalhos de Viana do Alentejo, o Cante Alentejano ou o Fado, entre outros.
Esta realidade é espelhada pelo facto de muitos produtos artesanais serem os embaixadores desses lugares, concelhos e regiões. Podendo ser citados, os Ovos-moles de Aveiro, o Galo de Barcelos, os Bordados de Viana, da Madeira ou ilha de S. Miguel, a o Empedrado de Nisa, a Empreita da Palma Algarvia, os Bonecos de Estremoz, os Tapetes de Arraiolos, os Bombons de Lavacolhos, o Barro Preto de Molelos ou de Bisalhães, as Rendas de Bilros de Vila do Conde e de Peniche, a Olaria de Moncarapacho ou de Porches, a Cerâmica de S. Pedro Corval, os Chocalhos de Viana do Alentejo, o Cante Alentejano ou o Fado, entre outros.
“A proteção,
promoção e manutenção da diversidade cultural é condição essencial para o
desenvolvimento sustentável em benefício das gerações atuais e futuras.” Sendo
dever de cada de um nós contribuir para a sua concretização, razão na qual se
enquadra o “Concurso Nacional de Fotografia FNA”, num desafio lançado a
fotógrafos profissionais e amadores.
Na 28ª edição
deste concurso, a primeira de âmbito nacional, pretende-se implicar um maior
número de fotógrafos a nível nacional, incentivar um maior envolvimento e
cumplicidade entre artesãos e fotógrafos e permitir um registo mais abrangente
do artesanato nacional.
Assim, os
fotógrafos passam a poder desenvolver o seu trabalho em qualquer ponto do
território nacional, onde o artesanato aconteça.
Cada
trabalho deve ser apresentado sob a forma de portefólio e visar uma única arte
artesanal. Tratando-se de um trabalho fotográfico, documental e artístico, de 6
a 10 imagens, a cor ou preto e branco, considera-se fundamental que as imagens
sejam esteticamente concebidas e tecnicamente positivas.
Valorizando-se a
coerência do portefólio, no sentido de explicitar os métodos de produção da
obra: a sua especificidade regional como arte tradicional, embora com as
eventuais evoluções temáticas e estéticas, as matérias-primas, as técnicas
utilizadas, a sua função utilitária e/ou artística, o artesão em ação e a obra
terminada, ligando-a eventualmente à sua divulgação e exposição.
Os trabalhos
selecionados por um júri independente da organização, Feira Nacional de
Artesanato de Vila do Conde, integrarão uma exposição Itinerante, um álbum
digital, ao que acresce desde já o “Grande Prémio Fotografia FNA” no valor de
3.000€
Consulte o regulamento em:
E siga-nos em:
Boa sorte!
O JÚRI
- Lucília Monteiro – Entra no Curso
Superior de Fotografia na ESAD e segue o fotojornalismo em
conceituados jornais e revistas portuguesas, destacando-se as reportagens sobre
a guerra na Bósnia, as minorias étnicas na China, o golpe de Estado na
Venezuela e a guerra em Angola.
O seu trabalho encontra-se em várias publicações, além da
participação em múltiplos projetos artísticos. Recebe o Prémio Imprensa Troféu
Beatriz Ferreira, atribuído pela Casa de Imprensa. Tira o mestrado em fotografia
e cinema documental, sendo atualmente fotojornalista da Revista Visão.
- Maria do Carmo Serén – Historiadora,
professora, crítica de arte e fotografia e investigadora do CITCEM. Integrando
com frequência cursos, colóquios ou encontros, tendo publicado textos,
nomeadamente sobre análise fotográfica em revistas, antologias, ou dicionários
de especialidade, no país, em Espanha, França, Grã-Bretanha, Brasil e Estados
Unidos. Tendo ainda publicado para diversas instituições e editoras. Foi
diretora da revista “Ersatz” do CPF, e, enquanto Direção-Geral, (1997-2007),
coordenadora de Informação e Formação deste organismo.
- Augusto Lemos – É Professor Adjunto na
Escola Superior de Educação, onde leciona conteúdos nas áreas da Fotografia, da
Arqueologia, da Antropologia e das Tecnologias Aplicadas ao Património.
Licenciou-se em História variante Arqueologia e em Fotografia na ESAP. Possui
um Mestrado em Tecnologia Educativa com uma investigação sobre a necessidade de
uma educação para as imagens e é Doutorado pela Faculdade de Belas Artes da
Universidade de Barcelona com uma investigação sobre as viagens de José Leite
de Vasconcelos. Expõe regularmente desde o ano 2000.
- Bernardino Castro – Diretor do Centro Português de Fotografia,
desde 2008, autor e / ou colaborador em comunicações e publicações nas áreas da
arquivística e fotografia, tendo participado em vários projetos e júris de
concursos de fotografia. Licenciado em Ciências Históricas, com Pós-graduação
em Ciências Documentais e Gestão Pública.Foi professor do ensino recorrente e
básico e professor convidado da Universidade Portucalense no Curso de
Especialização em Ciências Documentais, assim que Técnico superior de arquivo
na FLUP e no Arquivo Geral da CMP.
- Carlos Mendes – A direção de fotografia
revelar-se a sua principal área de trabalho, especialmente no âmbito do
documentário, assinando numerosos filmes e séries exibidos em televisão e
cinema. Frequentou a Escola Superior Artística do Porto, onde obtém o
Bacharelato em Fotografia e posteriormente a Licenciatura em Arte e
Comunicação. Procurando expandir horizontes frequentou o curso de Iluminação na
London Academy of Radio, e o de Fotografia Cinematográfica.
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