fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 19 de abril de 2019

ATENTADO AMBIENTAL NA FREGUESIA DE Nª SR.ª DOS REMÉDIOS

Como é do conhecimento público a Alameda dos Plátanos é um local de eleição turístico, um cartaz divulgado mundialmente pelas agências da especialidade.

Achamos que os povoacenses na sua generalidade têm orgulho nas suas belezas naturais e naquilo que os seus antepassados, muito bem, projetaram e construíram, moldando a natureza que nos rodeia tal como a vemos hoje.

A Alameda dos Plátanos é um desses exemplos, um local projetado e concebido pelos nossos antepassados.


Custa-nos a acreditar que tão bela paisagem seja alvo de atentados, mas, claro, enganámo-nos redondamente. Aqui está comprovadamente neste triste registo o que pensávamos ser impossível, 50 e tal sacas cheias de lixo depositadas na berma da estrada da Alameda dos Plátanos e camufladas pela vegetação, junto ao Monte Simplício. Muito mau!

O pior de tudo isto é que o lixo foi depositado sobre um rego de linha de água, que ao chover encaminha o excesso da água proveniente da chuva para a ribeira, saindo em plena Vila (Ribeira do Além). 

Ora, o caseiro do Monte Simplício ao dar-se conta de tamanha monstruosidade com efeitos nefastos para o meio ambiente envolvente, tentou pelos seus próprios meios investigar o ou os autores deste atentado ambiental. Apurou que trabalhadores camarários, que deveriam ser os primeiros a dar o exemplo em prol da defesa do nosso habitat, lá depositaram lixo. “O lixo que fizeram nas suas casas foi parar à tão proclamada Alameda dos Plátanos”, afirmou desapontado. Abordou responsáveis da Câmara Municipal da Povoação sobre o acontecido e de imediato foi disponibilizada máquina retroescavadora, camião e homens para remoção do importuno lixo.


Não é inaceitável que em pleno século XXI, com tanta informação, com tanta alternativa e entidades recetoras deste tipo de material, ainda se ache que compense correr o risco de cometer tamanhas atrocidades.

A preocupação mundial com a proteção, preservação e recuperação do meio ambiente, foi introduzida significativamente na sociedade civil a partir das últimas décadas, e teve como origem a degradação ambiental quase sem controle pelo qual o planeta vinha sofrendo. 


Nós temos o privilégio de viver num local de eleição e não vamos colocar em risco as condições que temos de equilíbrio do nosso sistema ambiental. O planeta terra é a nossa casa, a ilha de São Miguel e em especial o concelho da Povoação são parte integrante da nossa vida, onde maioritariamente aqui nascemos, crescemos, vivemos, e, do seu meio ambiente dependemos para manter uma vida equilibrada e saudável.  Por tudo isso sejamos minimamente responsáveis e amigos do ambiente!

Respeitemos com primor a nossa natureza!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot