fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

domingo, 21 de abril de 2019

REVERENDO JOSÉ MARIA MEDEIROS DE MELO FILHO DA FREGUESIA DE Nª SR.ª DOS REMÉDIOS, LOMBA DO LOUÇÃO.

Nasceu na Lomba do Loução, freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, concelho de Povoação, aos 20 de Abril de 1954.
Filho de António Cabral de Meio e de Maria Olímpia de Medeiros, mais conhecida por Ilda Vieira Moniz, neto paterno de José Cabral Pereira e de Maria Isabel do Carmo e materno de Mariano Vieira Moniz e de Maria Otília de Medeiros, também conhecida por Ludovina.

Foi baptizado na igreja paroquial de Nossa Senhora dos Remédios pelo Vigário Cooperador, Pe. Manuel dos Santos Furtado, no dia 22 de Abril de 1954, sendo padrinhos Sebastião Cabral e Maria da Natividade Cabral.

Recebeu o Crisma das mãos de D. Manuel Afonso de Carvalho, na igreja onde tinha sido baptizado, no dia 13 de Fevereiro de 1964, tendo sido padrinho João Correia de Melo.

Depois de concluir a escola primária na sua terra natal, frequentou o Externato Maria Isabel do Carmo Medeiros, Vila da Povoação, até ao antigo 5°ano, continuando no Liceu Antero de Quental o 6° e 7° anos em Germânicas. Em Outubro de 1973 ingressou no Seminário de Angra, onde completou os cursos de Propedêutica e Teologia. Tendo entretanto, recebido o Leitorado e Acolitado a 24 de Junho de 1978 nos Altares e ordenado Diácono a 30 de Dezembro de 1979, na igreja de Nossa Senhora dos Remédios por D. Aurélio Granada Escudeiro, foi pelo mesmo ordenado sacerdote a 29 de Junho de 1980 no salão de festas do Seminário Episcopal, então centro de culto da Sé, danificada pelo terramoto.

Atividade Pastoral

Após a ordenação foi escolhido para Secretário do Bispo que o havia ordenado. Em 5 de Setembro de 1981 tomou posse da paróquia de Santo Antão do Topo, ilha de S. Jorge, acumulando logo em Janeiro com a paróquia de Nossa Senhora do Rosário do Topo. Aqui exerceu a sua atividade pastoral durante 10 anos.

A 13 de outubro de 1991, tomou posse da paróquia de Nossa Senhora da Apresentação das Capelas na ilha de S. Miguel. Sendo necessário prover a Matriz de Nossa Senhora da Estrela, cidade da Ribeira Grande de pároco, foi chamado para lá em Setembro de 1995 ainda pelo bispo que o havia ordenado.

No ano seguinte, 1996, o novo bispo, D. António Sousa Braga, no intuito de renovar pastoralmente a Diocese, quis removê-lo desta paróquia, o que aconteceu em Julho de 1997, e enviou-o para a ilha das Flores, tendo tomado posse em Setembro das paróquias de Nossa Senhora do Rosário das Lages, Nossa Senhora dos Milagres do Lagedo, São Caetano da Lomba e Nossa Senhora do Livramento da Caveira. Daí, a seu pedido, regressou a S. Miguel em 1999, tomando posse a 18 de Setembro das paróquias de São Nicolau das Sete Cidades, São Sebastião dos Ginetes e o curato independente de Jesus-Maria-José da Várzea. A 1 Janeiro de 2005 deixou os Ginetes para ficar com a paróquia de Nossa Senhora da Conceição dos Mosteiros.

Tendo completado os 6 anos de provisão canónica nesta zona e tendo completado os 25 anos de sacerdócio, pediu ao senhor Bispo para fazer a experiência de coadjutor. Foi então nomeado Vigário Cooperador da paróquia de S. Pedro de Ponta Delgada e Director executivo da Casa Sacerdotal de São Pedro ad Vincula situada na mesma freguesia.

Em 2010 foi transferido de S. Pedro para Pároco dos Remédios, Ajuda e Pilar da Bretanha, Ouvidoria de Capelas, em substituição do Padre Pedro Maria que foi colocado como Coadjutor na Matriz de Ponta Delgada.

Em 2012 pediu para ser transferido das Paróquias da Bretanha, tendo sido colocado nas paróquias de Fenais da Ajuda, Lomba de S. Pedro e Salga.

Observações

Na ilha de S. Jorge exerceu o serviço eclesial de Vigário Episcopal do Clero, sendo ainda em S. Miguel ouvidor das Capelas e na ilha das Flores, ouvidor e coordenador para a disciplina de Religião e Moral Católica, na mesma, e na do Corvo.

Tendo tomado um primeiro conhecimento dos escritos do Pe. Antoine Chevrier através do Pe. Horácio Noronha, natural do Topo, ilha de S. Jorge, veio a ingressar na Associação dos Padres do Prado, fundada por aquele sacerdote francês, quando estava nas Capelas, colhendo na Família pradosiana uma espiritualidade e ajuda fraterna para viver o múnus sacerdotal.

É um sacerdote bastante disponível e de vida simples. Esta disponibilidade tem-se revelado sempre que o Senhor Bispo o convida a mudar de Paróquia. O que não impede que, por vezes, tenha manifestado a sua opinião contrária sobre algumas das transferências que lhe são propostas. É de trato afável, pouco dado a grandezas e amigo do seu amigo.

Fonte: Clero da Ouvidoria da Povoação de Octávio Henrique Ribeiro de Medeiros (2ª Edição revista e atualizada, ano de 2014).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot