fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 17 de abril de 2019

PAULO TEVES CONSIDERA ESSENCIAL QUE JOVENS DA DIÁSPORA CONHEÇAM OS AÇORES DE HOJE

O Diretor Regional das Comunidades afirmou hoje, na Horta, que é “essencial" que as novas gerações da diáspora açoriana "conheçam a realidade atual dos Açores”.


“É importante a realização de intercâmbios escolares entre as nossas ilhas e as comunidades emigradas, não apenas para reforço do relacionamento entre os dois lados do Atlântico, mas também para terem um melhor e maior conhecimento do nosso arquipélago, que é muito diferente daquele que os vossos avós e pais conheceram aquando da emigração”, salientou Paulo Teves, num encontro com um grupo de alunos da International Charter School, nos EUA.

O Diretor Regional adiantou que o crescimento do número de intercâmbios escolares entre a diáspora e os Açores tem crescido nos últimos anos, destacando que, até julho deste ano, está prevista a vinda a diversas ilhas de mais cinco grupos de estudantes de universidades e escolas secundárias dos EUA.

“Este aumento demonstra o interesse das nossas comunidades em conhecerem as nossas ilhas e de terem uma maior interação com os jovens Açorianos”, frisou.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a história da emigração açoriana, que, desde o século XVII, tem criado diversas comunidades no Brasil, Uruguai, EUA, Bermudas e Canadá.


A International Charter School, em Pawtucket, é uma escola básica oficial independente, dotada de fundos próprios e responsável pelo seu próprio orçamento, com conselho de administração próprio, criada em 2002 pelo Instituto Internacional de Rhode Island para ajudar a solucionar as necessidades educativas das crianças deste Estado norte-americano.

Disponibiliza do ensino pré-escolar até ao 5.º ano de escolaridade e tem por missão integrar as diferentes línguas e culturas das comunidades que serve, ajudando as crianças a valorizar e a respeitar as outras culturas, a aprender a trabalhar cooperativamente, proporcionando-lhes experiências e contextos múltiplos.

É considerada um modelo de escola pelo seu programa bilingue, no qual os conteúdos programáticos são veiculados em inglês em 50% do tempo e, na outra metade do tempo, em português ou em espanhol, e pela sua excelência académica, tendo sido a única Charter School a receber uma das 20 distinções 'Regents’ Commended School'. atribuídas em 2010.

Este estabelecimento de ensino já realizou projetos de intercâmbio com escolas das ilhas de São Miguel e da Terceira nos últimos três anos, sendo que, para este ano, estão a visitar as ilhas do Faial e do Pico até 20 de abril.

GaCS/DRCom

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot