fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 4 de abril de 2019

OTL-J PRONTO PARA RECEBER 3.200 JOVENS EM 2019

O Diretor Regional da Juventude afirmou hoje, na Praia da Vitória, que o OTL-J, programa de ocupação de tempos livres juvenis promovido pelo Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, está “pronto para receber 3.200 jovens em 2019”.


Lúcio Rodrigues falava, na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na sessão de apresentação do OTL-J para este ano, evento que contou com a presença do Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, Berto Messias, que tem a tutela para a juventude.

O Diretor Regional destacou que, este ano, foram “consolidadas as alterações feitas em 2018”, com base no “feedback obtido junto dos jovens”.

Lúcio Rodrigues adiantou que a “grande alteração e o grande reforço é o subprograma Ambiente e Turismo” que se espera que seja “mais uma ferramenta para os jovens de amanhã”.

“Nós reforçamos que os jovens são o presente e o futuro, mas aquilo que apresentamos é mais uma ferramenta de mentoria nas escolhas dos jovens”, frisou.

O Diretor Regional da Juventude realçou que, este ano, será “mantida como padrão" a Ocupação em Férias, que é um “programa muito importante e transversal às nove ilhas dos Açores, que decorre durante o mês de julho”, mas também o Jovens Ativos, que é "um subprograma de inclusão social, porque queremos uma juventude ativa e inclusiva”.

Para Lúcio Rodrigues o programa Jovens Estudantes "é mais um complemento aos jovens que, por um motivo ou por outro, ainda não concluíram os estudos e ainda não prosseguiram os estudos superiores”.

O Diretor Regional sublinhou que, em 2018, foram “enquadrados cerca de 90% dos jovens que se candidataram”, acrescentando que “não foram enquadrados mais porque não havia mais entidades organizadoras, pese embora este número tenha subido em 2018”. 

Nesse sentido, salientou que, de 2017 para 2018, houve “mais entidades organizadoras a inscrever-se”, realçando, contudo, que “precisamos de mais”.

“A DRJ tem feito um reforço de divulgação dos programas e subprogramas OTL-J em todas as ilhas dos Açores, ‘in loco’, no terreno, com as nossas IPSS, com as nossas autarquias, com as nossas escolas, até com os próprios jovens, na perspetiva de sensibilizarmos as entidades organizadores de que o projeto OTL-J não é propriamente uma ocupação de tempos livres de forma calma e consistente, mas antes a promoção da proatividade”, afirmou Lúcio Rodrigues.

“Temos defendido a importância que os jovens têm nas instituições e o apelo, que esperemos que tenha chegado, é que haja mais entidades a abrir portas e a proporcionar aos jovens Açorianos a oportunidade de terem uma experiência pré-laboral”, frisou.

As inscrições para o Programa OTL-J abrem sexta-feira, 5 de abril, e terminam a 5 de maio, devendo os interessados consultar o endereço eletrónico http://otl.azores.gov.pt.

GaCS/TM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot