fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 22 de março de 2016

DOMINGO DE RAMOS FOI TAMBÉM DIA DE PROCISSÃO DOS PASSOS NA VILA DA POVOAÇÃO (VÍDEO)

No passado domingo, 20 de março de 2016, realizou-se na Paróquia de Nossa Senhora Mãe de Deus o início das cerimónias da Semana Santa.

De manhã o orvalho dava a entender mau tempo, mas o manto branco que encobria o céu abriu-se registando a partir daí boas abertas. As Ruas Infante Sagres, 3 de Julho, Pe. João de Medeiros e Pe. Ernesto Jacinto Raposo iniciaram a ornamentação dos seus Passos bem cedinho, dando transparecer a quem passava nestas ruas um ar cerimonial de enorme respeito e devoção com a cor rocha em destaque.   

Por volta das 12:00h os paroquianos começaram a juntar-se no jardim da Instituição Concelhia Santa Casa da Misericórdia da Povoação seu Padroeiro é o Senhor dos Passos. O Pe. João Ponte realizou no jardim da Santa Casa a cerimónia da bênção dos Ramos, seguindo todos os irmãos presentes em procissão para a Igreja Matriz onde foi celebrada a Santa Eucaristia.

Às 17:00h começou a organizar-se a procissão do Senhor dos Passos, saindo da Igreja Matriz a imagem do Senhor carregando a cruz às costas e da Igreja de Nossa Senhora dos Rosários, Praça Velha, a imagem da sua querida Mãe, Maria, que tem a particularidade se ser transportada pelos irmãos Romeiros de Nossa Senhora Mãe de Deus, dando-se o encontro no Largo do Município.

O momento do encontro é sempre muito aguardado pelos paroquianos povoacenses, que este ano tiveram como novidade uma pregação pelo Pe. André de Resendes, sendo uma ocasião de pura reflexão para com o Senhor.

A procissão dos Passos é uma tradição que foi implantada em Portugal pelos Franciscanos ao longo do século XVI, é uma espécie de repetição do caminho de Jesus, desde o Pretório até ao Calvário.

Trata-se de uma reconstituição das ruas de Jerusalém, uma Via Sacra mais imponente e com forte intensidade dramática, em que o próprio Cristo caminha com os devotos que se mantém hoje como catequese viva e apelo profundo à conversão.





































Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot